Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/956
Título: Avaliação do rendimento de carcaça e resíduos de tambaqui alimentados sob crescentes níveis de proteína, cultivados em tanques-rede
Autor(es): Morais Júnior, Carlos Roberto de
Palavras-chave: Colossoma macropomum
Ganho de peso
Piscicultura
Data do documento: 2015
Citação: MORAIS JUNIOR, Carlos R. de. Avaliação do rendimento de carcaça e resíduos de tambaqui alimentados sob crescentes níveis de proteína, cultivados em tanques-rede. 2015. 38 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2015.
Resumo: O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar os rendimentos, da carcaça e resíduos de tambaqui, alimentados com diferentes níveis de proteína em rações comerciais, cultivados em tanques-rede. Foram estocados 300 juvenis de tambaqui em 30 tanques-rede de um m³ cada tanque. Avaliados em duas fases de estudo, na primeira com 300 juvenis o peso médio inicial dos peixes foi de 350 g, cada tanque rede continha densidade de estocagem de dez peixes por m³. Na segunda fase foram avaliados 150 exemplares com peso médio inicial de 425 g, nesta fase a densidade utilizada foi de cinco peixes por m³.O delineamento foi inteiramente casualizado com os níveis de 28, 32, 36 e 40% proteína bruta (PB), com oito repetições para as rações contendo 28 e 36 % de PB e sete repetições para rações com teores de 32 e 40% de PB. As rações foram fornecidas na proporção de 4 % do peso corporal.As biometrias foram feitas a cada 30 dias para ajuste da quantidade de ração a ser fornecida.Foi verificado efeito (P>0,05) dos níveis de PB para algumas das variáveis respostas analisadas. Ocorreu efeito cúbico para as variáveis, percentual de carcaça, cabeça, e vísceras na primeira fase. A variável rendimento de carcaça apresentou efeito linear crescente (P<0,05) com o aumento dos níveis de PB da ração, na segunda fase. O peso da gordura abdominal diminuiu e o peso da cabeça tendeu a efeito quadrático com ponto de mínimo entre 32 e 36 %. O aumento do nível de proteína reduz o percentual de gordura abdominal em peixes abatidos até 500g, o que aumenta a parte comercial quando se trata de rendimentos corporais para filetagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Marlos Oliveira Porto Coorientadora: Prof.ª Dra. Jucilene Cavali
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/956
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORAIS JUNIOR, Carlos R. de.pdfMORAIS JUNIOR, Carlos R. de.612,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.