Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/973
Título: Desempenho zootécnico e hematológico do tambaqui (Colossoma Macropomum, Cuvier, 1818) submetido a sistemas de cultivo com aeração mecânica
Autor(es): Medeiros, Ivan Dias de
Palavras-chave: Aerador
Hematologia
Piscicultura
Produção
Data do documento: 2014
Citação: MEDEIROS, Ivan D. de. Desempenho zootécnico e hematológico do tambaqui (Colossoma Macropomum, Cuvier, 1818) submetido a sistemas de cultivo com aeração mecânica. 2014. 40 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2014.
Resumo: O objetivo com este estudo foi avaliar o efeito da aeração artificial contínua sobre o desempenho zootécnico produtivo e características hematológicas do cultivo intensivo do tambaqui (Colossoma macropomum) em sistema sem fluxo contínuo de água. O estudo foi conduzido seguindo um delineamento experimental inteiramente casualizado com dois tratamentos (com e sem aeração mecânica). Foram distribuídos 600 juvenis de tambaqui com peso inicial médio de 235±15g, em dois viveiros escavados. Durante o cultivo, 30 peixes por tratamento foram capturados, para realização das medidas biométricas mensais e submetidos à coleta de sangue para determinação dos parâmetros hematológicos.Não houve diferença significativa entre as variáveis hematológicas (P<0,05). Contudo, o uso contínuo do aerador proporcionou condições mais favoráveis para os animais, resultando em maior (P<0,05) desempenho até os 90 dias de cultivo, com média de ganho de peso diário de 4,82g comparado 4,49g ao sistema não aerado. Os resultados deste trabalho permitem inferir que os peixes cultivados em sistema sem aeração artificial apresentaram, quando comparados com aqueles criados em sistema com aeração artificial contínua valores menores (P>0,05) de crescimento, tanto em peso como em comprimento, consequentemente, de ganho de peso médio diário e de biomassa total.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para obtenção do título em Engenheira de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Marlos Oliveira Porto. Coorientadora: Prof.ª M.ª Santina Rodrigues Santana.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/973
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEDEIROS, Ivan D. de..pdfMEDEIROS, Ivan D. de.1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.