Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/977
Título: Parâmetros populacionais de Plagioscion squamosissimus (perciformes: scianidae) em um trecho do Rio Machado, Rondônia, Brasil
Autor(es): Silva, Victor Hugo Martins
Palavras-chave: Distribuição
Unidade de conservação
Antropização
Amazônia
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, Victor Hugo M. Parâmetros populacionais de Plagioscion squamosissimus (perciformes: scianidae) em um trecho do Rio Machado, Rondônia, Brasil. 2015. 51 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2015.
Resumo: O presente estudo refere-se aos parâmetros populacionais da espécie Plagioscion squamosissimus, sendo analisado as classes de tamanho (CT), comprimento padrão, peso e a relação peso-comprimento dos indivíduos pertencente à área de amortecimento da Reserva Biológica do Jaru (Rebio Jaru) e a área de seu entorno. Foram realizadas amostragens bimestrais no período de junho/2013 a março/2015, em um trecho do rio Machado. Foram coletados um total de 90 indivíduos, sendo 71 exemplares coletados no interior da Rebio Jaru e 19 indivíduos no exterior. Para o interior da Rebio Jaru, a CT com maior representatividade em número de indivíduos foi a de 50-55 cm (n = 34), seguida da CT 44-49 (n = 22) e CT 38-43 (n = 8), já para à área exterior a Rebio, as CT 44-49 (n = 7), CT 50-55 (n = 5) e CT 38-43 (n = 5) foram as mais representativas. O comprimento médio dos exemplares do interior da Rebio Jaru (CP = 49,1 cm) foi maior que os coletados no exterior (CP = 46,2 cm), assim como o peso médio (Interior da Rebio Jaru = 2.767 g e exterior da Rebio Jaru = 2.029 g). Através do coeficiente angular “b”, foi possível determinar que o crescimento da população, amostrada em ambas as áreas, foi alométrico negativo. Quando analisado apenas os exemplares do interior da Rebio Jaru foi observado um crescimento isométrico e para os indivíduos do exterior da Rebio foi apresentado crescimento alométrico negativo. Tais resultados estão relacionados às condições ambientais de cada área analisada, sendo área de exterior da Rebio Jaru, mais antropizada e constantemente explorada tanto por pescadores amadores, artesanais e profissionais; trazendo assim danos para as comunidades pesqueiras locais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Pesca da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Orientador: Prof. Dr. Igor David da Costa
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/977
Aparece nas coleções:Engenharia de Pesca (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Victor Hugo M..pdfSILVA, Victor Hugo M.1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.