Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/989
Título: Tratamento contábil dos custos resultantes dos impactos causados ao meio ambiente: o caso da camada de Ozônio
Autor(es): Kempim, Francimar Aparecida de Brito Teixeira
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Custos ambientais
Créditos de Carbono
MDL
Responsabilidade sócioambiental
Data do documento: 2008
Citação: KEMPIM, Francimar Aparecida de Brito Teixeira. Tratamento contábil dos custos resultantes dos impactos causados ao meio ambiente: o caso da camada de Ozônio. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2008.
Resumo: A sociedade está cada dia mais consciente da sua influência e responsabilidade sobre o meio em que vive. As dificuldades pelas quais passa o meio ambiente precisam ser discutidas por profissionais de diversas áreas do conhecimento, dentre elas a contabilidade ambiental, que surgiu para atender às exigências sociais e legais de suprir as empresas com informações acerca dos custos decorrentes dos efeitos nocivos causados ao meio ambiente. O Protocolo de Quioto surgiu da preocupação com o aquecimento global com o objetivo de buscar e firmar acordos e discussões internacionais para que sejam estabelecidas metas de redução na emissão de gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera, principalmente por parte dos países industrializados, além de criar formas para o desenvolvimento sustentável de países em desenvolvimento. A pesquisa teve por objetivo analisar o crescente mercado de carbono e descrever o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), além de apresentar a proposta de contabilização e mensuração dos custos da degradação ambiental de forma geral e oriundos do aquecimento global, levantando conceitos e apresentando as técnicas e forma de demonstração dos danos. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a de pesquisa bibliográfica, utilizando-se de livros, obras eletrônicas, dissertações, teses, artigos disponibilizados na internet e relatórios de empresas que publicam suas ações referentes ao meio ambiente. Apesar das dificuldades encontradas em mensurar os custos dos danos causados ao meio ambiente e para atender ao crescente mercado de carbono, a contabilidade vem se aprimorando e desenvolvendo formas de mensuração e contabilização dos eventos ambientais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Suzenir Aguiar S. Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/989
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ARTIGO.pdf192,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador