Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1028
Título: Reinserção do reeducando penitenciário no mercado de trabalho no município de Cacoal-RO
Autor(es): Ramos, Ivone de Souza Claro
Palavras-chave: Reinserção profissional
Mercado de trabalho
Reeducando penitenciário
Data do documento: 2-Dez-2014
Citação: RAMOS, Ivone de Souza Claro. Reinserção do reeducando penitenciário no mercado de trabalho no município de Cacoal-RO. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: A reinserção profissional é o direcionamento do apenado ao mercado de trabalho, desta forma este artigo tem como objetivo analisar a reinserção profissional do reeducando penitenciário no mercado de trabalho no município de Cacoal/RO. A pesquisa apr esenta método indutivo, com tipo de pesquisa exploratório e descritivo e abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados foram à pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação não participante com amostra não probabilística intencional e por acessibilidade aplicada aos 36 reeducandos em processo de reinserção e 16 empresas do município. Os principais resultados demonstram quehá disponibilidade de trabalho para o reeducando de acordo com suas competências, habilidades pessoais e profissionais, e não possuem dificuldades maiores para mantê-los, entretanto, o empregador por outro lado, recebe o reeducando com sensibilidade no intuito de ajudá-lo. Destarte os reeducandos dizem não sofrer discriminação por parte dos colegas de trabalho, o que é um ponto positivo, pois a discriminação é quase um caminho para a reincidência. E quanto à assistência adquirida pela APAC a maioria, disseram ter uma ótima assistência. As empresas predominantes são as de pequeno e médio porte, prevalecendo as de seguimento industrial e empresa pública. Em relação ao reeducando, o empregador não busca conhecer a vida particulardo mesmo e afirmam que não os discriminam, mas deixam bem claro que é evidente o despreparo profi ssional por parte do mesmo. A visão do empregador referente aos aspectos que tem facilitado à reinserção-contratação de reeducando penitenciário é a respeito da responsabilidade social. Sugere-se que a pesquisa seja feita com o mesmo tema, reinserção profissional do reeducando penitenciário limitando-se a apenas um regime penal, com questionamento voltado a questões familiares e psicológicas referente ao reeducando.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª M.ª Lindsay de Oliveira Mesquita Torres
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1028
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acc final Ivone 2014 2 - FINAL 09 12.pdf373,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2 ANEXOS FINAL.pdf319,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador