Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1094
Title: Políticas públicas para atividades físicas e o esporte em Porto Velho: Entre a realidade e a necessidade, os desafios para o poder local
Authors: Bernaldino, Elisângela de Souza
Borges, Célio José
Keywords: Estado
Políticas públicas
Atividade física
Esporte
Poder local
Issue Date: 2015
Citation: BERNALDINO, Elisângela de Souza. Políticas públicas para atividades físicas e o esporte em Porto Velho: Entre a realidade e a necessidade, os desafios para o poder local. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 169p. Porto Velho, 2015.
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo identificar as diretrizes que norteiam as Políticas Públicas para Atividade Física e Esporte em relação aos programas, os espaços, as ações desenvolvidas e o atendimento à população, bem como os desafios do Poder Local, a partir do olhar dos gestores, profissionais de Educação Física e dos frequentadores de espaços públicos disponíveis na cidade de Porto Velho - RO. Para tanto foi feito um estudo de caso, descritivo – exploratório transversal, de natureza quali-quantitativa, na cidade de Porto Velho, no qual participaram dois grupos: grupo 1 - formado por 10 Profissionais da Secretaria Municipal e Estadual de Esporte e Lazer; e o grupo 2 - composto por 204 frequentadores de quatro espaços de Atividade Física e Esporte na cidade de Porto Velho. Na coleta de dados utilizou-se como instrumento, um roteiro de entrevista estruturado para o grupo 1 e um questionário com 26 perguntas mistas, para o grupo 2. Para a análise dos dados, recorreu-se a análise de conteúdo, considerando a categorização temática e sequencial dos dados da entrevista e ao teste estatístico quiquadrado, para associação das variáveis nominais e ordinais proposta no questionário. Como resultados, constatou-se a existência de lacunas no âmbito da gestão pública que permeiam a consolidação das Políticas Públicas institucionais na cidade de Porto Velho de forma articulada, sem interrupções e que possibilitem viabilizar o oferecimento de programas e projetos voltados para a promoção da saúde e qualidade de vida da população. Verificou-se ainda que no grupo de frequentadores, há carências por espaços de Atividade Física e Esporte com estrutura física adequada, aliados à necessidade de recursos humanos, especialmente no que se refere ao atendimento e orientação do Profissional de Educação Física. Em síntese, através dos resultados da pesquisa foi possível apontar caminhos e estabelecer uma reflexão teórica, política e social acerca da realidade, necessidade e desafios no âmbito das Políticas para Atividade Física e Esporte no município de Porto Velho. Desse modo, espera-se que o estudo possa servir como subsídio ao Poder Local, no que se refere ao planejamento, implementação, consolidação e desenvolvimento de tais políticas no município em conformidade com as necessidades da população local.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Prof. Dr. Célio José Borges.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1094
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisângela de S. Bernaldino_Políticas Públicas para atividades físicas.pdf4,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.