Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1189
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Pâmela Cristiane Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-21T20:20:57Z | - |
dc.date.available | 2016-09-21T20:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, P. C. G. Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas?. 2015. 138f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1189 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profa. Dra. Iracema Neno Cecilio Tada. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como proposta - compreender a concepção que os escolares têm da violência escolar, suas principais causas e, os mecanismos de enfrentamento utilizados, que neste caso, foi à intervenção da polícia. Além disso, a pesquisa também se propôs a analisar a visão dos policiais atuantes nessa escola, quanto a capacitação profissional para atuarem neste ambiente e, a relação deles com a comunidade escolar. Os pressupostos teóricos utilizados para discutir e embasar os elementos que circundam essa problemática foram o da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Escolar Crítica. O primeiro, deu-nos base para compreender o quanto o homem vem sendo atravessado por questões políticas, econômicas e sociais. Uma vez que ao assumirmos o olhar de um homem fragmentado e dissociado das questões emergentes da sociedade, produz-se alienação. Nesse sentido, discute a importância da escola para emancipação do indivíduo, por dispor de instrumentos para o seu desenvolvimento do psíquico por meio da apreensão dos elementos culturais. A segunda base teórica, propõe uma reflexão e uma atuação crítica diante dos percalços que as escolas vêm passando, inclusive no que cerne ao mecanismo de institucionalizar a polícia na escola, por meio da intimidação e opressão, onde, deste modo, a escola tende a se desviar da sua real função social, ensinar e socializar. Neste estudo, utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e como instrumento para construção dos dados, a realização de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e análise documental do projeto de formação dos agentes da Patrulha Escolar. Participaram da pesquisa duas professoras, uma orientadora, a ex vice-diretora, o atual vice-diretor e uma aluna de uma escola pública atendida pela Patrulha Escolar, bem como, cinco patrulheiros que oferecem esse serviço à comunidade escolar no município de Porto Velho-RO. Verificou-se que a concepção de violência escolar se assemelha com a de violência social, sendo elas influenciadas por um pensamento cristalizado que tende culpabilizar a suposta “clientela inadequada” da escola, o que na verdade, retrata o grande distanciamento da escola com a comunidade – que baseia sua prática por meio de uma visão reducionista e “esquece” de coletivizar as ações no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2016-09-21T20:20:57Z No. of bitstreams: 1 Pâmela C.G.Ferreira_Do boletim escolar ao boletim de ocorrência.pdf: 1423896 bytes, checksum: 1aa3cdefcf45857a823c88e71aa4a904 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-21T20:20:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pâmela C.G.Ferreira_Do boletim escolar ao boletim de ocorrência.pdf: 1423896 bytes, checksum: 1aa3cdefcf45857a823c88e71aa4a904 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Polícia | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.title | Do boletim escolar ao boletim de ocorrência: o que está acontecendo com as escolas? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pâmela C.G.Ferreira_Do boletim escolar ao boletim de ocorrência.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.