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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1306
Title: | A avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da psicologia histórico-cultural |
Authors: | Macedo, Marasella Del Cármen Silva Rodrigues |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem escolar Psicologia histórico-cultural Materialismo histórico-dialético |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | MACEDO, M. D. C. S. R. A avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da psicologia histórico-cultural. 2012. 171f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012. |
Abstract: | A presente dissertação expõe uma investigação bibliográfica que teve como objeto a avaliação da aprendizagem escolar, relacionando-a aos condicionantes históricos e culturais inerentes à atividade educativa e social, por meio de um estudo teórico, adotando-se como referencial a Psicologia Histórico-Cultural, proposta por Vigotski e seus colaboradores; com o objetivo de compreender e discutir possíveis contribuições que os pressupostos desta teoria possam fornecer para a avaliação dos alunos, visando à formação da sua genericidade. Considera a importância da escola para a constituição do psiquismo humano, por meio da apropriação e objetivação dos conhecimentos científicos e ainda para a transformação da sociedade a partir da formação da consciência dos indivíduos. Aduz-se como proposta teórico-metodológica a realização de um exercício no campo do materialismo históricodialético acerca das relações estabelecidas entre a avaliação como atividade humana, a avaliação da aprendizagem escolar e a escola como espaço privilegiado para esta atividade, questionando-se, refletindo-se e analisando-se as ocorrências históricas no âmbito da avaliação sob seus condicionamentos, mediações e contradições, direcionadas pela Pedagogia Histórico-Crítica, criada por Saviani e as concepções de avaliação da aprendizagem escolar propostas por Luckesi para a reflexão dos modelos instituídos de escola e de avaliação, considerando o sujeito e a sociedade no centro deste processo. Também analisou-se os preceitos legislativos nacional, estadual e municipal que versam sobre o tema, por meio das categorias que emergem da investigação: “avaliação como atividade humana” e “avaliação como atividade escolar”, para a interpretação da avaliação no contexto cultural onde a educação está inserida e é protagonizada. Conclui-se que a Psicologia Histórico-Cultural pode fornecer subsídios teórico-metodológicos que contribuem para a constituição da consciência dos professores com vistas à formação da concepção da avaliação da aprendizagem escolar como mediação da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, resultando em caminhos para a formação do pensamento dialético, partindo de reflexões acerca da realidade e do que seja passível de transformação no sentido da superação da avaliação interpretada e aplicada apenas como instrumento de progressão, que tem como principal aporte as provas, testes e exames. A avaliação totalizante pode representar o início do percurso para a inserção de indivíduos singulares na coletividade para o agenciamento de novas reflexões que resultem no devir humano e social. |
Description: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Profª. Dra. Ana Maria de Lima Souza. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1306 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
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