Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1330
Título: Memórias de um Norte em ruínas: representações coloniais e descolonização em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum
Autor(es): Viotto, Estrela Dalva Amoedo
Palavras-chave: Cinzas do Norte
Representações coloniais
Pós-colonial
Milton Hatoum
Memórias
Data do documento: 2013
Citação: VIOTTO, E. D. A. Memórias de um Norte em ruínas: representações coloniais e descolonização em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2013. 109f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: No romance Cinzas do Norte, o autor, Milton Hatoum, lança um “olhar político” sobre o passado e o toma como reflexão para o presente a partir das memórias dos seus narradores e do estabelecimento de uma complexa relação entre ficção e história. Sua narrativa, ambientada na Manaus, pós-golpe de 1964, permite demonstrar as possíveis leituras pós-coloniais a partir da análise das representações coloniais no romance. Para realizar essa análise, objetivo central deste trabalho, utilizamos o escopo teórico de diversos críticos pós-coloniais e teóricos da literatura, entre eles, Edward Sai, Albert Memmi, Homi Bhabha, Frantz Fanon, Antônio Candido e Norman Friedman. Também analisamos como o autor se auto representa e como é representado pela crítica a partir dos aspectos pós-coloniais perceptíveis em sua produção literária. A análise literária e das representações coloniais que envolve as personagens, o espaço e o tempo, bem como o aprofundamento da internalização do pós-colonialismo a partir dos aspectos sócio históricos, revela como se configura a formação do sujeito cultural colonial no bojo de uma sociedade transformada pela ambição colonialista e o modo como a desintegração social, econômica e cultural da cidade de Manaus se configura na ruína das famílias centrais do romance.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Pacheco.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1330
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estrela D. A. Viotto_Memórias de um Norte em ruínas.pdf760,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.