Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1333
Título: Representações linguístico-culturais do povo surdo na literatura surda
Autor(es): Pissinatti, Larissa Gotti
Palavras-chave: Literatura surda
Representações linguístico-culturais
Resistência e descolonização
Pertencimento
Habitus
Campos de forças
Topoanálise
Data do documento: 2016
Citação: PISSINATTI, L. G. Representações linguístico-culturais do povo surdo na literatura surda. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: Na presente pesquisa, analisamos representações linguístico-culturais do povo surdo presentes em narrativas culturalmente adaptadas da literatura surda. Para a realização do trabalho, servimo-nos de pesquisa de cunho bibliográfico, pautada em uma abordagem interdisciplinar, tendo como referência os estudos literários, os estudos culturais, as teorias pós-colonialistas, os estudos de topoanálise e, ainda, os estudos sociológicos de Pierre Bourdieu. Como objeto de análise, tomamos a obra Patinho Surdo, de Lodenir Karnopp e Fabiano Rosa. Em nosso trabalho, revisitamos os conceitos de literatura, literatura infantil e literatura surda, considerando a literatura como espaço de representação, fundamentando-nos em Roland Bharthes, René Wellek e Austin Warren, Antonio Candido, Marisa Lajolo, Lodenir Karnopp e Cláudio Henrique Nunes Mourão. Buscamos, ainda, articular as noções de resistência e tradução cultural, presentes nos estudos pós-coloniais, discutidas por autores como: Homi K. Bhabha, Wa Thiong Ngugi, Bill Ashcroft, Gareth Griffiths, Helen Tiffin, entre outros - com as noções de habitus, pertencimento e campos de força propostas pelo sociólogo Pierre Bourdieu. No que se refere aos elementos topoanalíticos, conforme sugeridos por Ozíris Borges Filho, consideramos: o ambiente (micro e macro-espaços), as personagens, os gradientes sensoriais (tato, visão e audição), os deslocamentos espaciais; a perspectiva do narrador foi estudada pelo viés da análise estrutural da narrativa. Como resultados, identificamos o caráter resistente, político e descolonizador que se revela nas narrativas culturalmente adaptadas na literatura surda por meio das representações linguístico-culturais do povo surdo. A literatura surda pode ser, assim, um instrumento estratégico de resistência e descolonização dos valores ouvintistas, fortalecendo o habitus, reforçando os valores linguístico-culturais e o sentimento de pertencimento ao povo surdo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Wany Bernardete de Araujo Sampaio.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1333
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa G. Pissinatti_Representações linguístico-culturais do povo surdo.pdf2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.