Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1335
Título: Autoria e performance nas narrativas míticas indígenas Amondawa
Autor(es): Peres, Julie Stefane Dorrico
Palavras-chave: Literatura indígena
Narrativas míticas
Autoria
Performance
Data do documento: 2015
Citação: PERES, J. S. D. Autoria e performance nas narrativas míticas indígenas Amondawa. 2015. 99f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar a presença da autoria em textos orais da comunidade indígena amondawa, coletados e transpostos para o impresso. Os fundamentos teóricos do trabalho se apoiam em autores da literatura indígena contemporânea, tais como Almeida e Queiroz (2004), Graúna (2013), Souza (2006), Thiél (2006), entre outros, que fomentam a discussão em torno da autoria indígena contemporânea, tornada evidente com a edição e a publicação das obras manufaturadas em programas como a educação escolar indígena. Como metodologia de trabalho foi adotada a leitura investigativa e analítica de cinco textos amondawa, observando os elementos que tornam possível indicar a autoria individual, por meio da performance; como critérios de análise foram considerados os seguintes elementos performáticos: a ancestralidade, a escolha do discurso, as marcas da oralidade, as formas gestuais e o jogo temporal. Os resultados da análise revelam que estas marcas literárias estéticas advenientes da performance permitem atribuir ao responsável pela performance a alcunha de autor individual no momento do (re)conto do texto interativo e dinâmico; e, por outro lado, esse mesmo texto apresenta marcas indicadoras de autoria coletiva respeitando a pertença da narrativa à comunidade, reafirmando, assim, a íntima associação entre autoria individual e coletiva.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Wany Bernardete de Araujo Sampaio.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1335
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julie S. D. Peres_Autoria e performance nas narrativas.pdf855,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.