Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1406
Título: Criação de galinha caipira como fonte de renda na agricultura familiar
Autor(es): Silva, Bruna Cruz
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Agricultura familiar
Frangos caipira
Data do documento: Dez-2016
Citação: SILVA, Bruna Cruz. Criação de galinha caipira como fonte de renda na agricultura familiar. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar os custos da produção na criação de frango caipira, e sua viabilidade em propriedades que utilizam mão-de-obra familiar. A propriedade pesquisada está localizada na Linha Kapa 04, Km 1,5, Lote 307, Sítio São Marcos em São Felipe d’Oeste – RO. Os dados levantados para a apuração dos custos e resultado foram obtidos por meio de entrevista junto ao produtor, com a utilização de formulário semiestruturado. Os dados possibilitaram a apuração dos custos de produção e a constatação da viabilidade da atividade neste tipo de propriedade. Considerando todos os custos com alimentação, mão-de-obra, medicamentos, depreciação e pintinhos, obteve-se um custo médio de R$ 19,17 e o preço de venda praticado é de R$ 20,00 por ave. Em relação ao índice de lucratividade foi encontrado um percentual de 4,15%. O retorno médio sobre investimento obtido pela propriedade foi de 4% por cada 120 dias de ciclo de produção. Com essa taxa, a atividade proporcionará o retorno dos investimentos totais em 8,26 anos, ou em aproximadamente 24,78 ciclos de produção.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1406
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO.pdf699,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador