Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1580
Título: A interdisciplinaridade da bioética
Autor(es): Souza, Selma Dalva de
Palavras-chave: Bioética
Interdisciplinaridade
Direito
Ética
Data do documento: 2007
Citação: SOUZA, Selma Dalva de. A interdisciplinaridade da bioética. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2007.
Resumo: O presente trabalho apresentará a bioética como uma disciplina multidisciplinar, pois muitas disciplinas estão envolvidas, e é interdisciplinar, porque as disciplinas implicadas interagem uma com as outras. Mostrará seus diversos conceitos, desde a definição de Vam Rensselaer Potter, ao qual é atribuído, por muitos pesquisadores a origem do termo bioética. Verificar-seá que não há unidade entre eles, mas semelhanças, pois a bioética é considerada uma disciplina nova e complexa. Serão apresentados também os fatores externos ( desenvolvimento técnico científico, a emergência dos direitos individuais, a modificação da relação médico-paciente e o pluralismo social ), e os fatores internos ( os deslizes da pesquisa biomédica ) que foram significativos na sua formação da bioética como disciplina. Evidenciar-se-á sua origem, a teoria principialista, assim como está dividida. Descrever-se-á sobre sua consolidação acadêmica e serão apresentadas as principais disciplinas implicadas, revelando a importância das mesmas para as indagações bioéticas. Além dos temas mais discutidos entre os especialistas envolvidos nesse campo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Silvério dos Santos Oliveira
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1580
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Selma Dalva.pdf323,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador