Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1711
Título: Homogeneização de habitats de corredeiras e seu efeito na estrutura das assembléia de peixes de um trecho do rio madeira, Brasil
Autor(es): Alves, Hellison Arnaldo da Silva
Palavras-chave: Províncias ictiofaunísticas
Homogeneização
Riqueza de espécie
Água branca
Amazônia
Data do documento: 2016
Citação: ALVES, H. A. da S. Homogeneização de habitats de corredeiras e seu efeito na estrutura das assembléia de peixes de um trecho do rio madeira, Brasil. 2016. 65 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: Ao mesmo tempo que barreiras naturais podem conduzir a extinção, elas podem aumentar as chances de especiação e aumentar a diversidade de uma região. Nesse sentido, as relações espécie-área e espécie-abundância desempenham um papel central na ecologia de comunidades e suas tendências podem orientar sobre consequências potencialmente importantes em função de impactos antropogênicos. As diferentes inclinações na relação espécie-abundância podem conduzir à adequação de medidas de planejamento, gerenciamento e conservação das espécies. O objetivo desse trabalho foi investigar como as relações de riqueza-abundância, bem como a composição da assembleia de peixes de afluentes historicamente separado pela cachoeira do Teotônio se comportou depois do fechamento do rio Madeira pela UHE Santo Antônio, afogando o principal divisor natural das províncias ictiofaunísticas desse rio. Uma estação a montante e outra a jusante, separadas pela cachoeira do Teotônio foram selecionadas para o estudo. A ictiofauna foi capturada com uma bateria padronizada de 13 malhadeiras em 24 eventos de coleta, em condições pré (12) e pós (12) a formação do reservatório. A riqueza total investigada somou 198 espécies, tendo sido registradas 146 espécies no pré e 176 espécies no pós UHE. A relação riqueza-abundância foi mais ajustada no pós UHE do que na condição natural do rio. Apesar disso, observamos uma diminuição no coeficiente angular da relação, o que revela que, mesmo com o incremento em espécies de uma ictiofauna imigrante, o aumento na abundância de espécies que começam a se adaptar no novo sistema promove uma diminuição na diversidade. Ao avaliar criteriosamente a composição de espécies, registramos apenas duas invasoras que eram exclusivas da província da jusante da cachoeira Teotônio no pré-UHE. Ainda no pré-UHE, 44 espécies nunca tinham sido registradas nos locais estudados, entre elas sete eram exclusivas da área a montante das cachoeiras e podem ser consideradas invasoras no UHE-SAE. Mesmo com a invasão de algumas espécies e o aumento das populações de espécies que estão predominando no novo ambiente, a homogeneização do trecho pelo afogamento da cachoeira Teotônio ainda é incipiente e revela o incrível efeito da cachoeira do Teotônio, mesmo submersa, na segregação da ictiofauna da atual área do UHE Santo Antônio.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Profª Dra. Gislene Torrente Vilara.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1711
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO HELLISOM ARNALDO DA SILVA ALVES.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.