Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831
Título: | A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania |
Autor(es): | Ferreira, Carlos Roberto Wensing |
Palavras-chave: | Leitura Literatura Inclusão Cidadania |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | FERREIRA, C. R. W. A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.. 2017. 81f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017. |
Resumo: | O tema dessa dissertação relaciona-se desenvolvimento da leitura literária enquanto fator de inclusão na escola, tendo como propósito avaliar se arte literária contribui para a formação social do aluno para o exercício da cidadania. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de campo, que contou com a participação de 193 alunos do sexto ao oitavo ano e 02 professores de língua portuguesa. A pesquisa envolveu o levantamento quantitativo de dados e análise dos resultados. No decorrer da análise dos dados, a pesquisa mostrou que o uso da leitura literária na escola revelou que os alunos leem, contudo, não utilizam com frequência a biblioteca, inclusive alguns relataram que nunca a frequentaram, preferem ler dentro da sala de aula, não possuem o hábito de levarem livros para casa. Outra revelação interessante é o fato de preferirem as obras denominadas best-sellers, e não canônicas. Assim, constata-se a ausência de leitura de obras brasileiras clássicas. Percebeu -se que a jornada de trabalho docente, em muitos casos, não permite ao mesmo criar situações favoráveis ao gosto pela leitura. Os resultados apresentados mostraram a preferência pelas literaturas de massa. |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Profª. Drª. Sonia Maria Gomes Sampaio. |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1831 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A leitura literária em sala de aula e sua contribuição para o exercício da cidadania.pdf | Carlos Roberto Wensing Ferreira | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.