Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1842
Título: Lugar e Memória:: uma poética de Porto Velho em Ernesto de Melo e a Fina Flor do Samba
Autor(es): Lima, Tiago Lins de
Palavras-chave: Música
Lugar
Memória
Data do documento: 2017
Resumo: Lugar e Memória: uma poética de Porto Velho em Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba teve como objetivo geral dar visibilidade a uma poética da cidade de Porto Velho a partir de nuanças da obra de Ernesto Melo, um dos maiores nomes do samba amazônico. A hipótese, confirmada, foi de que a música produzida por Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba é uma forma de edificar como “monumentos da memória” os lugares de Porto Velho que foram marcantes nas experiências individuais e coletivas do grupo. A pesquisa foi desenvolvida com base no método Fenomenológico, utilizou-se de ferramentas e procedimentos da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo, da História Oral e da Semiótica através das letras de músicas. Fundamentou-se, teoricamente em autores como Tuan (1983, 2012), Tatit (2001, 2010), Nora (1993), Von Simson (2000) e Kozel et al (2007). Como resultado, temos que Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba posicionam-se como o mais fértil grupo de samba da cena urbana de Porto Velho. Este samba, embora marginal em relação à produção nacional, é central para a preservação de uma história e de uma geografia da memória relativa à capital do Estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação de mestrado para defesa apresentado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia – PPGG da Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Geografia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1842
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertção Tiago Lins CD .pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.