Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1938
Title: Dinâmica dos setores industriais na integração da Amazônia: uma análise a partir da Teoria Institucionalista de Douglass North
Authors: Batista, Creuza Gomes
Keywords: Integração
Amazônia
Teoria Institucional
Douglas North
Issue Date: 2016
Citation: BATISTA, C. G. Dinâmica dos setores industriais na integração da Amazônia: uma análise a partir da Teoria Institucionalista de Douglass North. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Abstract: Este estudo versa sobre a integração da Amazônia, apesar das características em comum dos municípios localizados na Amazônia Ocidental, os níveis de desenvolvimento local são distintos. Ao compará-los, percebe-se grande diferença quanto ao potencial econômico. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a dinâmica dos setores industriais do novo processo concorrencial em curso pela Rodovia 319, a partir da Teoria Institucionalista de Douglas North. Trazendo como objetivos específicos: Levantar a história econômica de Porto Velho/RO e Manaus/AM (1); realizar análise comparativa da Matriz Institucional de Porto Velho/RO e Manaus/AM (2); e, construir e analisar o índice de competitividade das indústrias de Porto Velho/RO (3). A pesquisa está fundamentada na Teoria Institucionalista que tem base no campo organizacional onde ocorre o espaço de trocas, práticas, materiais, culturais e simbólicas. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais os setores industriais apresentam-se mais dinâmicos e mais susceptíveis ao novo processo via rodovia entre Rondônia e Amazonas? Para isso, aplicou-se o Método hipotético dedutivo, de abordagem quali-quantitativa. Os resultados apontam taxa média aproximadas de evolução populacional; taxa média distintas de crescimento econômica; e declínio acentuado na manutenção de posto de trabalho (1); Constatou-se que os municípios possuem matriz institucional estruturada, porém apresentam resultados discrepantes (2); Observou-se índice geral da competitividade das indústrias de Porto Velho como regular (3). Conclui-se que os setores de confecção, mecânica e construção civil apresentam-se como os mais dinâmicos. Esta tarefa interessa a administradores compromissados com competitividade com intuito de propiciar das indústrias rondonienses.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Robson Casara Cavalcante.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1938
Appears in Collections:Mestrado em Administração (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Creuza Gomes Batista.pdf5,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.