Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2005
Título: Psicologia escolar: um estudo bibliométrico da literatura nacional (1962-2011)
Autor(es): Maroldi, Alexandre Masson
Palavras-chave: Psicologia Escolar
Bibliometria
Produção científica
Base de Dados
Data do documento: 2012
Citação: MAROLDI, A. M. Psicologia escolar: um estudo bibliométrico da literatura nacional (1962-2011). 2012. 149f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.
Resumo: A Psicologia Escolar caracteriza-se por propor um olhar para o processo de escolarização e para o contexto sócio-político-cultural em que estão inseridos os processos educativos. O objetivo geral desse trabalho foi identificar e descrever através de uma análise bibliométrica a produção científica em Psicologia Escolar presente nas Bases de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia Brasil (BVS-Psi ULAPSI Brasil), observando seus canais de publicação preferenciais, seus autores mais produtivo, o gênero de seus autores, suas relações de co- autoria de colaboradores e vínculo profissional, suas tendências temáticas e suas concentrações geográficas. A metodologia utilizada foi a bibliometria que permitiu elaborar indicadores para avaliar o atual estágio de desenvolvimento da Psicologia Escolar. Ao final do trabalho produziram-se os seguintes indicadores: nas Bases Index Psi Revistas Técnicos- científicas; Portal Nacional BVS Brasil em Saúde; Scielo; Index Psi Livros; RedALYC; Portal Revistas USP e Index Psi Divulgação Científica o gênero predominante nas autorias é o feminino; São Paulo é o Estado com o maior número de produções; o canal preferido da comunidade científica da Psicologia Escolar para publicar é o artigo; há predomínio pela autoria individual e outros descritores além do descritor psicologia escolar. Os periódicos que mais se destacaram na Base Index Psi Revistas Técnicos-científicas foi o Psico; na Base Portal Nacional BVS Brasil em Saúde e na Base Scielo foi o Psicologia escolar e educacional; na Base RedALYC foi Boletim da Academia Paulista de Psicologia; na Base Portal Revista USP foi Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano e na Base Psi Divulgação Científica foi Insight Psicoterapia. Os autores mais produtivos foram: Base Index Psi Revistas Técnicos-científicas foi Geraldina Porto Witter; Portal Nacional BVS Brasil em Saúde Evely Boruchovitch; Base Scielo foi Carla Biancha Angelucci; na Base RedALYC foi Claisy Maria Marinho-Araújo; na Base Portal Revista USP Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto e na base Base Index Psi Revistas Técnicos-científicas foram Cacilda Acacia Pachler Tomimatsu e Sergio Antonio da Silva Leite. Quanto ao vínculo institucional, a Universidade de São Paulo prevalece na Base Index Psi Revistas Técnicos-científicas; Universidade São Francisco prevalece na Base Portal Nacional BVS Brasil em Saúde; Universidade de Brasília prevalece na Base Scielo e RedALYC. Na Base Index Psi TESES foram produzidas 86 dissertações e 72 teses; predomínio do gênero feminino; a ampla maioria das teses e dissertações foi produzida na Universidade de São Paulo; há ampla concentração de produção nas universidades públicas e a temática mais utilizada é a Psicologia Escolar.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profª Drª. Ana Maria de Lima Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24. Alexandre Masson Maroldi.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.