Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaroldi, Alexandre Masson-
dc.date.accessioned2017-12-19T18:45:20Z-
dc.date.available2017-12-19T18:45:20Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMAROLDI, A. M. Psicologia escolar: um estudo bibliométrico da literatura nacional (1962-2011). 2012. 149f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2012.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2005-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador: Profª Drª. Ana Maria de Lima Souza.pt_BR
dc.description.abstractA Psicologia Escolar caracteriza-se por propor um olhar para o processo de escolarização e para o contexto sócio-político-cultural em que estão inseridos os processos educativos. O objetivo geral desse trabalho foi identificar e descrever através de uma análise bibliométrica a produção científica em Psicologia Escolar presente nas Bases de Dados da Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia Brasil (BVS-Psi ULAPSI Brasil), observando seus canais de publicação preferenciais, seus autores mais produtivo, o gênero de seus autores, suas relações de co- autoria de colaboradores e vínculo profissional, suas tendências temáticas e suas concentrações geográficas. A metodologia utilizada foi a bibliometria que permitiu elaborar indicadores para avaliar o atual estágio de desenvolvimento da Psicologia Escolar. Ao final do trabalho produziram-se os seguintes indicadores: nas Bases Index Psi Revistas Técnicos- científicas; Portal Nacional BVS Brasil em Saúde; Scielo; Index Psi Livros; RedALYC; Portal Revistas USP e Index Psi Divulgação Científica o gênero predominante nas autorias é o feminino; São Paulo é o Estado com o maior número de produções; o canal preferido da comunidade científica da Psicologia Escolar para publicar é o artigo; há predomínio pela autoria individual e outros descritores além do descritor psicologia escolar. Os periódicos que mais se destacaram na Base Index Psi Revistas Técnicos-científicas foi o Psico; na Base Portal Nacional BVS Brasil em Saúde e na Base Scielo foi o Psicologia escolar e educacional; na Base RedALYC foi Boletim da Academia Paulista de Psicologia; na Base Portal Revista USP foi Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano e na Base Psi Divulgação Científica foi Insight Psicoterapia. Os autores mais produtivos foram: Base Index Psi Revistas Técnicos-científicas foi Geraldina Porto Witter; Portal Nacional BVS Brasil em Saúde Evely Boruchovitch; Base Scielo foi Carla Biancha Angelucci; na Base RedALYC foi Claisy Maria Marinho-Araújo; na Base Portal Revista USP Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto e na base Base Index Psi Revistas Técnicos-científicas foram Cacilda Acacia Pachler Tomimatsu e Sergio Antonio da Silva Leite. Quanto ao vínculo institucional, a Universidade de São Paulo prevalece na Base Index Psi Revistas Técnicos-científicas; Universidade São Francisco prevalece na Base Portal Nacional BVS Brasil em Saúde; Universidade de Brasília prevalece na Base Scielo e RedALYC. Na Base Index Psi TESES foram produzidas 86 dissertações e 72 teses; predomínio do gênero feminino; a ampla maioria das teses e dissertações foi produzida na Universidade de São Paulo; há ampla concentração de produção nas universidades públicas e a temática mais utilizada é a Psicologia Escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T18:43:39Z No. of bitstreams: 1 24. Alexandre Masson Maroldi.pdf: 1757633 bytes, checksum: e9e332a2dcb09c46620b14b79d2a20a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T18:45:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 24. Alexandre Masson Maroldi.pdf: 1757633 bytes, checksum: e9e332a2dcb09c46620b14b79d2a20a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T18:45:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 24. Alexandre Masson Maroldi.pdf: 1757633 bytes, checksum: e9e332a2dcb09c46620b14b79d2a20a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T18:45:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 24. Alexandre Masson Maroldi.pdf: 1757633 bytes, checksum: e9e332a2dcb09c46620b14b79d2a20a7 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.subjectPsicologia Escolarpt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectBase de Dadospt_BR
dc.titlePsicologia escolar: um estudo bibliométrico da literatura nacional (1962-2011)pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
24. Alexandre Masson Maroldi.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.