Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Clara Paula de-
dc.date.accessioned2018-04-02T20:43:57Z-
dc.date.available2018-04-02T20:43:57Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLIMA, C. P. de. A Educação profissional e o currículo integrado no curso Técnico em Eletromecânica do IFRO - Campus Vilhena. 2017. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2145-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda o tema Currículo dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, delimitado nos estudos sobre organização curricular do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO/ Campus Vilhena e descreve as concepções dos docentes sobre o currículo, bem como os processos de integração entre formação geral e formação profissionalizante no curso pesquisado. Sabe-se que integração não se confunde com paralelismo e que sua consolidação é um avanço para além de uma organização curricular que deva prever um processo de interdisciplinaridade. Na prática, a separação disciplinar ocorre limitando os cursos em sua própria natureza, considerando que a Base Nacional Comum é o subsídio para a formação técnica e esta deve incrementar aquela com os requisitos de diversidade e preparação para o mundo do trabalho. Esta é uma pesquisa-ação, que tem como foco a mudança da realidade, a partir da análise da própria prática, onde, na primeira fase foi realizada a análise documental e descrição dos sistemas de organização e aplicação curricular. Na segunda fase, constituiu-se um Grupo Colaborativo de Estudos sobre Currículo Integrado para investigar as concepções dos docentes sobre a temática e sobre a interdisciplinaridade, com vistas a propor processos de interação entre Educação Profissional e Ensino Médio. A estrutura desta proposta de currículo integrado é baseada no direito do educando à formação humana omnilateral e emancipadora e no trabalho como princípio educativo. Além do ponto de vista normativo, este estudo apresenta concepções pedagógicas, apresentando-se como referencial conceitual para elaboração de currículos escolares integrados, nas dimensões de sua proposição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2018-04-02T20:28:42Z No. of bitstreams: 1 Dissertação A Educação Profissional e o Currículo Integrado com ficha catalográfica.pdf: 2532160 bytes, checksum: c1c6569976685f197add4cacf08282b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-02T20:42:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação A Educação Profissional e o Currículo Integrado com ficha catalográfica.pdf: 2532160 bytes, checksum: c1c6569976685f197add4cacf08282b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-02T20:42:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação A Educação Profissional e o Currículo Integrado com ficha catalográfica.pdf: 2532160 bytes, checksum: c1c6569976685f197add4cacf08282b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-02T20:42:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação A Educação Profissional e o Currículo Integrado com ficha catalográfica.pdf: 2532160 bytes, checksum: c1c6569976685f197add4cacf08282b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-02T20:43:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação A Educação Profissional e o Currículo Integrado com ficha catalográfica.pdf: 2532160 bytes, checksum: c1c6569976685f197add4cacf08282b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2018-04-02T20:43:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação A Educação Profissional e o Currículo Integrado com ficha catalográfica.pdf: 2532160 bytes, checksum: c1c6569976685f197add4cacf08282b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-02T20:43:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação A Educação Profissional e o Currículo Integrado com ficha catalográfica.pdf: 2532160 bytes, checksum: c1c6569976685f197add4cacf08282b9 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.subjectCurrículo Integradopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectGrupo Colaborativopt_BR
dc.subjectProjetos Integradorespt_BR
dc.titleA Educação profissional e o currículo integrado no curso Técnico em Eletromecânica do IFRO - Campus Vilhenapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação A Educação Profissional e o Currículo Integrado com ficha catalográfica.pdfDissertação de Mestrado de Clara Paula de Lima. 2017. MEPE2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.