Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2322
Título: A geração dos custos ocultos: um estudo sobre essa vertente como um dos fatores de redução do lucro
Autor(es): Rocha, Márcia Eliza Moreira da
Palavras-chave: Custo oculto
Mensuração
Processo produtivo
Data do documento: 2018
Citação: ROCHA, M. E. M. da. A geração dos custos ocultos: um estudo sobre essa vertente como um dos fatores de redução do lucro. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: Entender e controlar os custos atualmente gera vantagens diante do mundo mercadológico intenso, mensurar os custos ocultos é fornecer informações mais precisas e assertivas para as tomadas de decisões, quando essas informações são mal administradas podem impactar negativamente no lucro e no desempenho das empresas. Este estudo teve como objetivo identificar os custos ocultos em uma empresa de pequeno porte que realiza a atividade de recauchutagem de pneus localizada no Município de Vilhena – RO, o método utilizado foi o IMPM (Integrated Manufacturing Performance Measure) desenvolvido por Son e Park (1987) é um Modelo de Desempenho Global de Produção que permite encontrar a relação de causa-efeito dos custos ocultos na produtividade. O método permite mensurar: ociosidade, estoque do produto acabado, absenteísmo e atestado médico. O período analisado foi o ano de 2016, nos resultados os valores dos custos ocultos encontrados são bem relevantes para a empresa. A produtividade foi estabelecida sob 5 valores financeiros: mão-de-obra direta, matéria prima, energia elétrica, depreciação e instalações. Portanto os custos ocultos tem influência na produtividade econômica e portando vale compreender cada elemento do custo oculto e aplicar meios que possibilitam maiores controle a fim de minimizar perdas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Dr. José Arilson Souza.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2322
Aparece nas coleções:DACCONT/VHA. Bacharelado em Ciências Contábeis (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_Congresso Brasileiro de Custos 2018_ MARCIA.pdfArtigo428,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.