Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2327
Título: Os conselhos gestores como instrumento de gestão pública no município de Vilhena
Autor(es): Schuck, Sirlei
Palavras-chave: Conselhos Gestores
Gestão Publica Municipal
Participação Social
Data do documento: 2018
Citação: SCHUCK, S. Os conselhos gestores como instrumento de Gestão Pública no município de Vilhena . 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis (DECC), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vilhena, 2018.
Resumo: Os conselhos gestores municipais foram instituídos para colaborar na fiscalização e acompanhamento dos gastos públicos. Através destes, os cidadãos podem atuar de forma efetiva junto à implementação de leis e ainda fiscalizarem se os recursos estão sendo aplicados de forma coerente. O presente artigo busca analisar a participação dos cidadãos do município de Vilhena, Estado de Rondônianos conselhos existentes, buscando favorecer o controle social local. A pesquisa teve como método a abordagem mista, predominantemente qualitativa, utilizando-se de questionários contendo 16 questões, adaptado de Gomes e Lima (2015) e de Licório (2014). A amostra utilizada foi de 05 (cinco) dos 10 (dez) conselhos municipais existentes em Vilhena/RO e contou com 26 conselheiros respondentes, cerca de 45% do público alvo. Apesar das dificuldades de participações junto às reuniões dos conselhos, devido a cancelamentos e remarcações, foi possível a realização satisfatória da pesquisa. Os resultados indicaram que a maioria dos conselheiros atendem as normas e diretrizes destinadas a cada conselho gestor dos quais representam, e que é cumprido o papel de acompanhamento e fiscalização dos recursos junto aos gestores municipais. No entanto, requerem maior apoio e investimentos do poder público, para a divulgação e captação de novos membros, para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham nos conselhos e principalmente para a melhoria daqualidade da informação que produzem para a população.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Vilhena, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador(a): Profa. Esp. Ariadne dos Santos. Massaro.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2327
Aparece nas coleções:DACCONT/VHA. Bacharelado em Ciências Contábeis (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edited_TCC - OS CONSELHOS GESTORES COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VILHENA.pdfArtigo663,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.