Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jaklina Yanes De-
dc.date.accessioned2018-10-30T15:04:30Z-
dc.date.available2018-10-30T15:04:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, J. Y. de. Formação docente: da formação inicial a prática pedagógica. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2346-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Cláudia Justus Tôrres Pereira.pt_BR
dc.description.abstractA formação de professores, tanto a inicial quanto a continuada vem ocupando um lugar de destaque nas pesquisas acadêmicas desde o final da década de 1980, em especial, as dedicadas a estudar sobre os saberes docentes, pois constitui um campo riquíssimo de investigação que através de diferentes abordagens, vem contribuindo de modo significativo para o conhecimento sobre os saberes experienciais ou práticas construídas pelos profissionais da Educação por meio de suas experiências coletivas e individuais, que se dá num processo contínuo ao longo de toda a sua vida. Assim, o presente trabalho teve como objetivo compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental adquirem os saberes docentes necessários ao bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos desta fase de escolarização. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como base do referencial teórico: Tardif (2004), Shön (1997) Pimenta (2005), Nóvoa (2007) e Libâneo (2015). Ao longo do trabalho concluiu-se que a formação docente vem conquistando seu espaço, alavancada pela valorização dos saberes docentes, pois quando o educador une conhecimento teórico à sua prática, considerando a diversidade que compõem sua sala de aula, a aprendizagem é mais significativa e a atuação do educador mais eficiente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T13:40:01Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA - JAKLINA YANES DE SOUZA.pdf: 939566 bytes, checksum: f50da9a3c42da23922da8cf768821334 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T15:04:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA - JAKLINA YANES DE SOUZA.pdf: 939566 bytes, checksum: f50da9a3c42da23922da8cf768821334 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2018-10-30T15:04:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA - JAKLINA YANES DE SOUZA.pdf: 939566 bytes, checksum: f50da9a3c42da23922da8cf768821334 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-30T15:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA - JAKLINA YANES DE SOUZA.pdf: 939566 bytes, checksum: f50da9a3c42da23922da8cf768821334 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleFormação docente: da formação inicial a prática pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JAKLINA YANES DE SOUZA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso917,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.