Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/241
Título: O menor aprendiz nas empresas de Cacoal-RO: aspectos legais, econômicos, culturais e sociais
Autor(es): Almeida, Marcilei Alves de
Palavras-chave: Menor aprensdiz
Legislação trabalhista
Data do documento: 5-Dez-2011
Citação: ALMEIDA, Marcilei Alves de. O menor aprendiz nas empresas de Cacoal-RO: aspectos legais, econômicos, culturais e sociais. 2011. 32 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Resumo: O trabalho do menor iniciou-se basicamente no circulo familiar, onde os menores ajudavam os pais geralmente na agricultura familiar. A partir da Revolução Industrial o trabalho do menor passa a ser utilizado em grande escala, pois os empregadores buscavam mão-de-obra barata o que fez com que a situação do menor se agravasse e para diminuir ou em muitos casos acabar com a exploração que os menores sofriam foram criadas as leis de proteção. Como o trabalho do menor aprendiz é cada vez mais utilizado dentro das empresas, esse artigo verificou a aplicabilidade da Lei de Aprendizagem, abordando os procedimentos de contratação dos menores, o cumprimento das medidas necessárias para contratação, enfatizando ainda as questões sociais que envolvem o trabalho do menor. Para realização da apuração dos dados da pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas e utilizados dois questionários estruturados contendo questões abertas e fechadas, que foram aplicados concomitantemente, para as empresas que possuem registro no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e para os aprendizes que estão ou que já passaram pelo sistema de aprendizagem, nos últimos dois anos. Os resultados obtidos deixam claro que as empresas possuem conhecimento a respeito das legislações que vigoram atualmente, e que os menores ingressam no mercado de trabalho para obter primeiramente independência financeira e em segundo adquirir experiência.
Descrição: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, – Campus de Cacoal, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora Profª Esp. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/241
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCILEI ALVES DE ALMEIDA - O MENOR APRENDIZ NAS EMPRESAS DE CACOAL-RO.pdf341,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador