Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2417
Título: Aspectos ideológicos no romance O Presidente Negro, de Monteiro Lobato
Autor(es): Dutra, Carmem Pacheco
Palavras-chave: Romance
Preconceito
Ideologia
O Presidente Negro - Monteiro Lobato
Data do documento: 2018
Citação: DUTRA, C.P. Aspectos ideológicos no romance O Presidente Negro, de Monteiro Lobato. 47 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar os aspectos ideológicos presentes no livro O Presidente Negro, de Monteiro Lobato. No objetivo específico pretendemos identificar (i) como os aparelhos ideológicos interferem na construção literária de Lobato; (ii) como se caracterizaram, no Brasil, as políticas de branqueamento; (iii) como a ideologia é literarializada no romance O Presidente Negro. Nossa hipótese é que o romance, O Presidente Negro, escrito por Monteiro Lobato, como a ideologia do branqueamento se constitui como instrumento de poder do Estado. À luz da teoria de Chauí (2008), Althusser (1995), Eagleton (1998) dentre outros, buscamos identificar a natureza ideológica, bem como verificar como o Estado exerce seu poder ao criar leis que segregam raças e classes sociais, no romance em questão. Nosso corpus constitui-se de fragmentos do romance O Presidente Negro, de Monteiro Lobato. A análise do corpus busca identificar como o poder do Estado domina, por meio das suas ideologias empregadas através dos aparelhos ideológicos. Como o romance, explicita o poder das classes, mediante a construção das personagens, bem como a construção sintática do texto.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), Campus Vilhena, como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Letras. Orientador(a): Prof. Me. Enilde Rocha Vieira da Costa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2417
Aparece nas coleções:DAELL/VHA. Licenciatura em Letras/Português (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carmem- Ficha ok.pdfTrabalho de Conclusão de Curso889,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.