Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/241
Title: O menor aprendiz nas empresas de Cacoal-RO: aspectos legais, econômicos, culturais e sociais
Authors: Almeida, Marcilei Alves de
Keywords: Menor aprensdiz
Legislação trabalhista
Issue Date: 5-Dec-2011
Citation: ALMEIDA, Marcilei Alves de. O menor aprendiz nas empresas de Cacoal-RO: aspectos legais, econômicos, culturais e sociais. 2011. 32 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2011.
Abstract: O trabalho do menor iniciou-se basicamente no circulo familiar, onde os menores ajudavam os pais geralmente na agricultura familiar. A partir da Revolução Industrial o trabalho do menor passa a ser utilizado em grande escala, pois os empregadores buscavam mão-de-obra barata o que fez com que a situação do menor se agravasse e para diminuir ou em muitos casos acabar com a exploração que os menores sofriam foram criadas as leis de proteção. Como o trabalho do menor aprendiz é cada vez mais utilizado dentro das empresas, esse artigo verificou a aplicabilidade da Lei de Aprendizagem, abordando os procedimentos de contratação dos menores, o cumprimento das medidas necessárias para contratação, enfatizando ainda as questões sociais que envolvem o trabalho do menor. Para realização da apuração dos dados da pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas e utilizados dois questionários estruturados contendo questões abertas e fechadas, que foram aplicados concomitantemente, para as empresas que possuem registro no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e para os aprendizes que estão ou que já passaram pelo sistema de aprendizagem, nos últimos dois anos. Os resultados obtidos deixam claro que as empresas possuem conhecimento a respeito das legislações que vigoram atualmente, e que os menores ingressam no mercado de trabalho para obter primeiramente independência financeira e em segundo adquirir experiência.
Description: Artigo de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, – Campus de Cacoal, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora Profª Esp. Ellen Cristina de Matos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/241
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCILEI ALVES DE ALMEIDA - O MENOR APRENDIZ NAS EMPRESAS DE CACOAL-RO.pdf341,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools