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Título: Acessibilidade e inclusão na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia
Autor(es): Antunes, Cleuza Diogo
Palavras-chave: Bibliotecas acessíveis
Inclusão escolar
Acessibilidade
Pessoas com deficiência
Data do documento: 2017
Citação: ANTUNES, C. D. Acessibilidade e inclusão na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia. Porto Velho/RO. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar (MEPE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A pesquisa apresenta as condições de acessibilidade na Biblioteca do IFRO Campus Ji-Paraná, partindo do pressuposto de que os estudantes com deficiência não frequentam assiduamente a Biblioteca, pois há barreiras para esse acesso o que impedem a autonomia dos mesmos. O objetivo foi avaliar as condições de acessibilidade e colaborar para a construção de uma proposta que instigasse o acesso de usuários com deficiência à Biblioteca do IFRO Campus Ji-Paraná. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa que se dividiu nas seguintes fases: diagnóstico, intervenção e ação. Os instrumentos utilizados para o conhecimento da realidade foram: a análise documental, a observação indireta, o diário de campo, o formulário de avaliação e as entrevistas. Foram avaliadas as dimensões de acessibilidade física e arquitetônica, comunicacional e informacional, instrumental, programática e atitudinal. A falta de transporte coletivo adequado, estacionamento mal sinalizado, sanitários mal adaptados, barreiras na entrada principal e balcão de atendimento, falta de equipamentos e tecnologias adequadas, sinalização precária, falta de servidores capacitados em Libras, inexistência de acervo adaptado e dificuldades para alcance dos livros nas estantes foram indicados como barreiras determinantes para a exclusão dos estudantes com deficiência na Biblioteca. O panorama real de acessibilidade apontado pelos instrumentos serviu de subsídio para a intervenção que aconteceu por meio de discussões entre um grupo cooperativo. As discussões e reflexões dos participantes resultaram na elaboração de propostas de ações de melhoria na acessibilidade do espaço pesquisado. As propostas foram sistematizadas em um Relatório de Avaliação que será encaminhado à administração geral do campus como sugestão para melhorar a acessibilidade e inclusão desse grupo de estudantes na Biblioteca. A avaliação apontou a falta de acessibilidade e possibilitou as discussões e reflexões sobre as ações necessárias para que a Biblioteca se torne acolhedora para os estudantes com deficiência resultando na contribuição para a sua inclusão destes no IFRO/Campus Ji-Paraná. Esta pesquisa pretende suscitar reflexões e ampliar o leque de discussões entre educadores e bibliotecários impulsionando novas buscas por mudanças, uma vez que para reais mudanças nesse cenário é necessária que a consolidação da inclusão seja uma prática crescente e constante para aqueles que estão envolvidos de alguma forma com a educação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Profissional em Educação Escolar (MEPE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador(a): Profª. Drª. Jussara Santos Pimenta.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2431
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

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