Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Suelene da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-01T15:31:45Z | - |
dc.date.available | 2019-04-01T15:31:45Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Suelene da Silva. Práticas pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Vehlo Calama. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – UNIR, Porto Velho, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2456 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, sob orientação da Profª. Drª Carmen Tereza Velanga. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou o processo de Inclusão Escolar a partir das práticas pedagógicas dos professores para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial (PAEE), do IFRO Campus Porto Velho Calama, nos períodos de 2016 a 2017. A abordagem da pesquisa é qualitativa e do tipo pesquisa-ação, e utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: Análise Documental, visando conhecer a concepção acerca da Inclusão Escolar, estabelecida nos documentos Institucionais e legislações vigentes; Entrevistas Semiestruturadas dirigidas aos professores e aos estudantes, no sentido conhecer as percepções dos mesmos sobre o processo de inclusão escolar e suas implicações no contexto pesquisado; Grupo focal, técnica utilizada para o aprofundamento das problemáticas levantas na pesquisa. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado em autores que discutem a educação inclusiva: Mantoan (2003, 2006); Mazzota (2006, 2011); Mendes (2006a, 2011, 22014b); Carvalho (2005); Sassaki (2005ª); Glat (2005), Bueno (2011), Carvalho (2005, 2012) além da leitura de publicação científicas sobre a Inclusão Escolar e Inclusão na Educação Profissional. Para o embasamento teórico correlacionado aos estudos referentes às práticas pedagógicas apoiamo-nos nos autores: Freire (1996); Zabala (2006); Pimenta (2004); Nóvoa (1992); e Libâneo (2006). Os resultados indicados pela pesquisa foram: a necessidade de maior aproximação entre as práticas pedagógicas e as teorias que fundamentam as concepções pedagógicas da Instituição; Ausência de formação docente e das equipes ao ensino sobre inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial e as especificidades no Ensino Profissional, Básico e Teológico; Questões de natureza técnica administrativa e pedagógicas que impactam no trabalho dos professores e desafiam a inclusão dos alunos. O Produto Final da pesquisa partiu das proposições realizadas durante as fases da pesquisa, que consistiu na elaboração de um plano de ação, construído a partir da colaboração do grupo focal voltada para o desenvolvimento de ações pontuais que intervém nas problemáticas apontadas pela pesquisa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Brenda Vasconcelos de Araújo (vasconcelosbrendaa@hotmail.com) on 2019-03-15T15:04:33Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf: 1780902 bytes, checksum: f14421ac848e455aed08d57c43dc1cb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:31:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf: 1780902 bytes, checksum: f14421ac848e455aed08d57c43dc1cb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Eliane Gemaque (elianegemaque@unir.br) on 2019-04-01T15:31:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf: 1780902 bytes, checksum: f14421ac848e455aed08d57c43dc1cb9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-01T15:31:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf: 1780902 bytes, checksum: f14421ac848e455aed08d57c43dc1cb9 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Vehlo Calama | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Práticas Pedagógicas no contexto da inclusão no IFRO Campus Porto Velho Calama.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.