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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2461
Título: | Um olhar da psicologia sobre a reestruturação curricular: O caso da Licenciatura em Biologia de uma universidade da amazônia |
Autor(es): | Kuhn, Ana Carolina Araujo |
Palavras-chave: | Psicologia Cultural Narrativas Reestruturação curricular Ensino Superior Ciências Biológicas Licenciatura. |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | KUHN, A. C. A. Um olhar da psicologia sobre a reestruturação curricular: O caso da Licenciatura em Biologia de uma universidade da amazônia. 2018. 102f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018. |
Resumo: | O presente estudo, alicerçado na corrente teórica proposta pelo psicólogo norte-americano Jerome Bruner e conhecida como Psicologia Cultural, constitui-se em uma pesquisa de mestrado que busca analisar os significados construídos por docentes que vivenciaram o processo de reestruturação curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia. O currículo, objeto desse estudo, foi concebido para aperfeiçoar o curso de licenciatura, separando-o do bacharelado e adequando-o às novas legislações educacionais e modelos emancipatórios de formação de professores(as). A pesquisa, de cunho qualitativo, fundamenta-se na análise das narrativas de quatro professores(as) do curso, buscando descrever suas percepções, vivências, ações, dificuldades e êxitos ao longo do processo de re(construção) do currículo, durante o período de tempo compreendido entre os anos 2006 e 2016. As narrativas do(as) docentes trouxeram importantes elementos para a compreensão desse processo, em especial quanto a aspectos relacionados aos esforços de planejamento do novo currículo pelo coletivo de professores(as), à inserção, no interior das disciplinas, de parte da carga horária destinada à prática de ensino, aos distanciamentos entre os cursos de licenciatura e bacharelado. A resistência à mudança, a dificuldade em remodelar o que sempre foi feito, a procrastinação, a objeção em alterar a carga horária das disciplinas fizeram parte da caminhada de reestruturação do currículo, demonstrando a complexidade da tarefa. Além disso, a hierarquização do curso de bacharelado sobre o de licenciatura reflete valores, culturalmente arraigados, de desprestígio social dos cursos de formação de professores e professoras no Brasil. A construção de um novo currículo requerer dos(as) docentes novos saberes, posturas, objetivos, conteúdos, estratégias e formas de avaliação, a fim de que a prescrição contida nos documentos curriculares converta-se em práticas pedagógicas críticas e comprometidas com a formação de futuros(as) professores e professoras. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientadora: Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2461 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
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