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dc.contributor.authorSantos, Vanessa de Souza-
dc.date.accessioned2014-06-26T00:39:55Z-
dc.date.available2014-06-26T00:39:55Z-
dc.date.issued2014-02-18-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/24-
dc.descriptionArtigo de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Adriano Tumelero.pt_BR
dc.description.abstractCom a alta competitividade no mercado, as empresas procuram buscar métodos e estratégias para conseguir fidelizar e conquistar novos clientes. Um aspecto muito importante é a Margem de Contribuição – MC que cada produto oferece à receita total, pois, essa margem unitária quando analisada com o volume evidencia a lucratividade que cada produto ou linha participa na empresa. Isso permite que a empresa possa estabelecer metas de venda. Ao identificar os custos de um produto é possível fazer uma análise criteriosa para tentar minimizá-los e consequentemente aumentar sua margem de contribuição, proporcionando à empresa uma lucratividade maior. Com base nessas ideias, o artigo objetivou realizar um estudo de caso em uma indústria de confecções no município de Cacoal, RO, mais especificamente uma análise das linhas de produtos para identificar quais são as linhas que proporcionam maior margem de contribuição. A metodologia adotada foi um estudo de caso exploratório com variáveis qualitativas. Após a obtenção dos dados e análise, observou-se que a linha com maior margem de contribuição para a empresa é a de vestidos, sendo superior à linha de blusas e saias. Com o levantamento realizado, constatou-se também que, de forma geral, o custo maior que a empresa possui na produção de todos os produtos é o de matéria prima.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-06-26T00:39:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-Vanessa.pdf: 146437 bytes, checksum: f3139df90d5b9f5d971ab115f18fa4f8 (MD5) Previous issue date: 2014-02-18en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCusto econômicopt_BR
dc.subjectRentabilidadept_BR
dc.subjectConfecçõespt_BR
dc.titleMargem de contribuição como ferramenta para indicar as linhas que oferecem maior margem unitária: o caso de uma indústria de confecções em Cacoal/ROpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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