Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2518
Título: Imposto sobre operações financeiras (IOF) no cooperativismo de crédito: um estudo no no município de Cacoal
Autor(es): Santos, Claudia Regina Meneses dos
Palavras-chave: Cooperativismo
Cooperativa de crédito
IOF
CET
Data do documento: 2018
Citação: SANTOS, Claudia Regina Meneses dos. Imposto sobre operações financeiras (IOF) no cooperativismo de crédito: um estudo no no município de Cacoal. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: As cooperativas de crédito são instituições financeiras que têm como finalidade principal a prestação de serviços bancários e de intermediação financeira voltando-se para a geração de benefícios ao cooperado, através de produtos e serviços oferecidos e encontrados sob a forma cooperativada. No entanto, com relação à tributação, o decreto n° 9.017, publicado em 30 de março de 2017, equiparou as cooperativas de crédito aos bancos públicos e privados no tocante à cobrança de IOF em operações de crédito. Na equiparação calcula-se aplicando o percentual de 0,0041% ao dia para PJ (pessoa jurídica) e de 0,0082% ao dia para PF (pessoa física), mantendo-se o IOF complementar de 0,38% sobre o valor da operação liberada. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar se as cooperativas de crédito após a equiparação do IOF nas operações de crédito mantêm-se mais atrativas e mais vantajosas se comparadas com bancos convencionais públicos e privados. Para isto, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e procedimentos de pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto de 2018, por meio de entrevistas utilizando-se de roteiro semi-estruturado, com gestores de 4 Bancos Públicos e Privados e de 4 Cooperativas de créditos. Os resultados encontrados apontaram que as cooperativas de crédito ainda se mantêm mais atrativas com relação ao Custo Efetivo Total (CET) nas operações de crédito, comparando-as com os Bancos Públicos e Privados, bem como quanto aos benefícios de retorno para os seus cooperados.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nilza Duarte Aleixo de Oliveira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2518
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final graduação CC Cláudia Regina Meneses Santos.pdf807,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador