Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2534
Título: Crédito de carbono gerado em terras indígenas: uma análise a luz da sustentabilidade
Autor(es): Lima, Danstin Nascimento
Palavras-chave: Crédito de carbono
Terras indígenas
Sustentabilidade
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Danstin Nascimento. Crédito de carbono gerado em terras indígenas: uma análise a luz da sustentabilidade. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar, por meio dos indicadores econômicos, ambientais e sociais de sustentabilidade, se o Projeto de Carbono Florestal Suruí (PCFS) gerou benefícios proporcionando sustentabilidade para a comunidade indígena. A expectativa é que diante da geração dos benefícios sustentáveis esse tipo de projeto possa ser implementado em outras comunidades indígenas. O PCFS é um projeto qualificado para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD). É um instrumento do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e uma ferramenta do Protocolo do Kyoto para o Desenvolvimento Sustentável. No que diz respeito à metodologia, o presente estudo tem característica descritiva e exploratória, em uma análise qualitativa com utilização do método dedutivo na forma de um estudo de caso do PCFS do povo Paiter Suruí, com análise documental e bibliográfica. Os dados foram obtidos a partir de documentos cedidos pelo Ministério Público Federal de Ji-Paraná / RO (MPF-RO), pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Cacoal e por meio de publicações sobre o PCFS e os Suruí. Diante do PCFS foram identificados indicadores econômicos, ambientais e sociais relevantes para preservação e desenvolvimento da Terra Indígena Sete de Setembro. Os resultados indicam que a captação de carbono em Terras Indígenas proporciona sustentabilidade e traz benefícios socioeconômicos e socioambientais à comunidade indígena, além de ser instrumento para um novo modelo de gestão ambiental de preservação do meio ambiente a partir da Proteção Territorial das Terras Indígenas, que contribui para uma gestão pública mais ecoeficiente de conservação da floresta amazônica.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2534
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Danstin graduação CONSUMADO.pdf886,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador