Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2547
Título: Gestão de resíduos têxteis gerados em indústrias de confecções de Cacoal.
Autor(es): Pessoa, Claudinéia de Souza
Palavras-chave: Indústrias de confecções - Cacoal
Gestão de resíduos têxteis
Meio ambiente
Data do documento: 2018
Citação: PESSOA, Claudinéia de Souza. Gestão de resíduos têxteis gerados em indústrias de confecções de Cacoal. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: O texto aborda a gestão dos resíduos têxteis gerados pelas indústrias de confecções de Cacoal. O estudo teve como objetivos caracterizar os tipos e quantidades de resíduos têxteis gerados, identificando as medidas adotadas pelas empresas para a redução da geração dos resíduos têxteis, descrevendo a destinação final dos mesmos e verificando se essas ações foram decididas considerando a redução aos danos provocados ao meio ambiente. O estudo foi realizado através de pesquisa descritiva, utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, e as técnicas de coletas de dados foram as pesquisas bibliográficas e questionário adaptado em perguntas abertas e fechadas. Envolveu indústrias de confecções, sendo elas de camisaria, uniforme e modinha. Foi identificado que as empresas utilizam diversos tipos de tecidos, dentre eles tecidos que levam cerca de 300 anos para se decomporem, elas buscam conscientizar seus funcionários para que estes não gerem resíduos além do necessário, uma vez que não há como evitá-los no processo produtivo, e também buscam diminuir as sobras de tecidos através do encaixe das peças em mapas de produção, processo que é realizado através de programas computadorizados. A destinação final dos resíduos é realizada por meio de venda e doação e a maioria das indústrias de confecções produzem considerando a redução de danos ao meio ambiente. As pesquisas futuras podem caminhar pela gestão dos demais resíduos gerados nas indústrias de confecções, como plásticos, papelões e folhas de papel.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Angela de Castro Correia Gomes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2547
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDINÉIA DE SOUZA PESSOA.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador