Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2568
Título: Perfil epidemiológico dos casos de leptospirose atendidos no centro de medicina tropical de Rondônia no período de 2009 a 2014.
Autor(es): Cardoso, Glauce Anne
Palavras-chave: Leptospirose
Epidemiologia
Georreferenciamento
Data do documento: 2015
Citação: Cardoso, G. A. Perfil epidemiológico dos casos de leptospirose atendidos no centro de medicina tropical de Rondônia no período de 2009 a 2014. 2015. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: INTRODUÇÃO E OBJETIVO: A leptospirose é uma antropozoonose de ampla distribuição mundial, e causa epidemias em países de clima tropical, com pouca ou nenhuma infraestrutura de saneamento, atingindo principalmente as periferias urbanas. Na transição entre os anos de 2013 – 2014, o município de Porto Velho, foi palco de enchentes históricas, que perduraram por meses, afetando populações residentes em áreas urbana. A presente pesquisa almejou descrever o perfil epidemiológico dos casos de leptospirose atendidos no CEMETRON no período de 2009 a 2014 e, amiúde, a real influência do período de chuvas com o aumento da frequência dos casos de leptospirose. METODOLOGIA: A pesquisa foi observacional, e o desenho do estudo de corte aberto retrospectivo, com amostragem de conveniência e institucional. As informações foram coletadas a partir das fichas do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), dos casos notificados de leptospirose atendidos no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2014, da população urbana da cidade de Porto Velho. RESULTADOS: Cerca de 77,8% dos casos ocorreram em áreas de periferia, nos bairros: Cuniã, São Francisco, Nova Porto Velho, Tancredo Neves, Teixeirão e Três Marias. Dos 63 casos confirmados, ocorreu o predomínio do sexo masculino na proporção 3:1, deste 85,7% encontravam-se na faixa etária de 12 a 69 anos, com mediana de 30 anos. O ambiente domiciliar (39,7%) representou o principal local de infecção. Em 46% deles as principais situações de risco foram contato com rio, córrego, lagoa ou represa (p = 0,046) e contato direto com roedores (p = 0,017). O bairro Três Marias apresentou a maior densidade de casos, sendo a zona leste na cidade, sugerindo como área de risco potencial para o estabelecimento da leptospirose. O maior acometimento foi em estudante (21%), agricultor (10%), do lar (8%) e serviços gerais (8%). A variável de sinais e sintomais que apresentou significância estatística entre os gêneros foi vômito (p= 0,0075). No período de 2009 a 2014, 87,3% dos casos de leptospirose evoluiram para a cura e 3,2% evoluiram para o óbito por leptospirose, em 1,6% evoluiram para óbito por outras causas. As manifestações clínicas que antecederam o óbito por leptospirose foram: insuficiência renal e hemorragia pulmonar. CONCLUSÃO: O presente estudo permitiu o delineamento de áreas de maior risco para a ocorrência de casos, determinou os principais fatores de risco de infecção, características clínico-epidemiológicas dos casos e falhas no serviço de notificação epidemiológica no ato do preenchimento das fichas do SINAN, além da falta de rotina no diagnóstico laboratorial da leptospirose realizado pelo LACEN. Enfatiza-se que as informações foram produzidas a partir dos casos notificados no SINAN na área urbana de Porto Velho.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino em Ciências da Saúde (MPECS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Shugiro Tada.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2568
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO MESTRADO LEPTOSPIROSE FORMATADA_VERSAO FINAL.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.