Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2856
Título: Gestão financeira em salões de beleza no município de Cacoal/RO
Autor(es): Silva, Deisilane de Freitas
Palavras-chave: Gestão financeira
Salão de beleza
Microempresas
Tomadas de decisões
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Deisilane de Freitas. Gestão financeira em salões de beleza no município de Cacoal/RO. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2019.
Resumo: A gestão financeira tem um papel importante nas microempresas, pois auxilia no controle das contas e permite que se faça planejamento para novos investimentos. Esse artigo tem como objetivo analisar como são realizados os controles financeiros e as tomadas de decisões no setor de salões de beleza. Para a realização da pesquisa foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a entrevista de campo. Os participantes da pesquisa foram 16 proprietários de salão de beleza que responderam 33 questões, sendo abertas e fechadas. Para isso foi utilizada a forma descritiva de método dedutivo e com uma abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa mostram que os microempresários realizam a gestão financeira, pois é muito importante controlar recebimentos e saídas para que a microempresa se mantenha no mercado. No entanto, foi constatado que os proprietários possuem dificuldades para realizar os controles devidos terem que cuidar de tudo sozinhos. Assim sendo fazem relatórios parciais apenas para controlarem os custos profissionais (entradas/saídas) e os gastos pessoais. Vale ressaltar que os entrevistados possuem dificuldades na formação de preços dos serviços oferecidos, pois a concorrência é grande pela quantidade de salões de beleza que existem no município de Cacoal/RO. Como recomendação para trabalhos futuros sugere-se que se descreva melhor a área de beleza, e as ferramentas de controles financeiros, sugestionando metodologias que sejam de fácil utilização, contribuindo assim para que os gestores possam gerenciar melhor as finanças.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Adriano Camiloto da Silva
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2856
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1. ACC - DEISILANE DE FREITAS SILVA 02-07-19.pdf900,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador