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dc.contributor.authorPereira, Edimar Silva-
dc.date.accessioned2020-02-17T14:48:58Z-
dc.date.available2020-02-17T14:48:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPereira, Edimar Silva. Proposta de Nivelamento para superação da deficiência em mecânica. 177 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Ensino de Física)– Departamento de física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2899-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), através do Polo do campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Físicapt_BR
dc.description.abstractO ensino médio brasileiro não tem preparado os alunos da forma adequada nem para a vida nem para a graduação. Os conteúdos programáticos não são vistos em toda a sua totalidade, ou quando muito são vistos de maneira superficial. Esse fato se traduz em repetência e evasão escolar na graduação, ou seja, o estudante desiste porque não tem as bases adequadas para prosseguir seus estudos. Os cursos de ensino superior nas áreas de exatas sentem esse impacto de maneira assustadora e as principais universidades têm ações voltadas para recuperar esses alunos. Quase todas as instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, contém cursos de nivelamentos voltados para esse fim. Até mesmo instituições de ensino médio tem algo voltado para esse propósito. Na busca de uma metodologia adequada para esse intuito a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel passa a ser uma importante aliada, uma vez que sua essência é sempre considerar os conhecimentos prévios que os alunos trazem consigo. Usar esses conhecimentos é otimizar o tempo e sedimentar de maneira significativa os conhecimentos insuficientes que eles tinham. A presente proposta mostra que esse ato de nivelar alunos em termos de conhecimentos pode ser feita em qualquer nível de conhecimento. Neste sentido uma série de ações foram tomadas a fim de organizar um curso que pudesse ser aplicado em escola de ensino médio, com turmas de terceiro ano, e no primeiro semestre da universidade em cursos que envolvam disciplinas de Matemática Física. Inicialmente, realizou-se um levantamento junto a professores do ensino médio dos principais problemas no processo de ensino dos conteúdos e qual (quais) bibliografia (as) adotada (as) na disciplina de Física. Em seguida foi feito o convite à escola para adesão a proposta. Os assuntos escolhidos para o curso de nivelamento foram conteúdos de Matemática Básica como: potências, racionalização, produtos notáveis, funções de primeiro e segundo graus. Já na parte da Física seguiu-se com: grandezas físicas, unidades de medidas, referencial, velocidade média, movimento uniforme, movimento uniformemente variado e leis de Newton. A proposta foi implantada na escola EEEFM Professor Paulo Freire, na cidade de Presidente Médici – RO. A princípio foi aplicado um pré-teste que serviu de Perfil de Entrada para analisar os conhecimentos prévios dos alunos, buscar possíveis subsunçores e organizar as aulas. A turma foi formada por 20 alunos de 3º Ano, os encontros tinham duração de duas horas com uma periodicidade de duas vezes por semana. A metodologia das aulas seguiu o princípio da Aprendizagem Significativa sempre trabalhando com conhecimentos prévios e se promovendo dos subsunçores encontrados na rotina das aulas. O Perfil de Saída referendado no pós-teste mostrou a viabilidade da proposta e os ganhos adquiridos pelos alunos. O curso de nivelamento mostrou ser uma ferramenta importante na melhoria da aprendizagem significativa e revelou, que o entendimento do cuidado e da atenção que devemos ter com os conhecimentos que o educando traz consigo, é peça fundamental dentro de uma engrenagem que tem o poder de reduzir desigualdades e melhorar a condição de cidadania de cada indivíduo.pt_BR
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dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectPrograma de nivelamento estudantilpt_BR
dc.titleProposta de Nivelamento para superação da deficiência em mecânicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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