Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3019
Título: Análise do Clima Organizacional com Base nos Conceitos de Inovação
Autor(es): Piffer, Vanessa
Palavras-chave: Inovação
Clima Organizacional
Comportamento organizacional
Gestão de Pessoas
Instituição Federal de Ensino
Data do documento: 2020
Citação: PIFFER, V. Análise do Clima Organizacional com Base nos Conceitos de Inovação. 240 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: A inovação organizacional envolve a atuação de lideranças institucionais para que coloquem em pauta questões internas da estrutura onde atuam, de forma a reunir requisitos para a satisfação de colaboradores, enquanto evitam o depauperamento institucional. A inovação é indispensável na gestão, pois qualifica o desenvolvimento, melhora a manutenção e eleva a alta performance de uma estrutura operante na sociedade moderna. O resultando da inovação em uma organização é de múltiplos benefícios, porquanto traz o reconhecimento dos envolvidos satisfeitos com o progresso dos seus esforços conjuntos. Este estudo é elaborado com o suporte da Teoria Comportamental da Administração, da Teoria da Motivação ERC de Clayton Paul Alderfer, e da Teoria U proposta por Scharmer. A pesquisa busca responder a seguinte questão: De que forma os conceitos de inovação auxiliam na melhoria do clima organizacional de uma instituição de ensino? Para responder a esse questionamento, a tarefa traz como objetivo geral analisar a forma de como os conceitos de inovação auxiliam na melhoria do clima organizacional de uma instituição de ensino; e para alcançar os resultados, alça como objetivos específicos levantar os elementos fáticos que revelam o clima organizacional na instituição pesquisada (1); elaborar estudo sobre os elementos identificados na percepção dos stakeholders consultados (2); oferecer uma proposta de intervenção que permita a convergência do clima organizacional com base nos conceitos de inovação (3). Aplicar-se o Método de Estudo de Caso, e os procedimentos delineados em um corpo metodológico, cujos procedimentos inclui a aplicação de consulta aos respondentes situados no cenário investigativo, tendo sido aplicado um Formulário elaborado nos parâmetros éticos, de modo a coletar dados que foram tratados por meio da Escala Likert; em seguida, estes dados passam a ser trabalhados por meio dos Softwares Excel e SPSS versão 24.0. Como resultado, se fez possível efetuar avaliação considerando a definição das dimensões específicas relacionadas ao clima organizacional da instituição em estudo; em seguida produziu-se o diagnóstico do clima organizacional através da aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas de tratamento de dados; e por fim, trilhando os pontos de inflexão da Teoria U até o Ponto Elaborar, uma proposta de intervenção foi elaborada com idealizadores proficientes, pautados em oportunidades atitudinais positivas, reunindo o conjunto de fatores que permitem minimizar as disfunções diagnosticadas. Com relação à resposta à pergunta de pesquisa, se constata que os conceitos de inovação tratados na Teoria U e nas demais referencias consultadas são eficazes para uma intervenção favorável ao clima organizacional. Este trabalho é uma contribuição da academia aos gestores compromissados com a qualidade de vida nas instituições, viabilizando técnicas geradas do campo teórico para otimizar o comportamento organizacional.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3019
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAcaO DE MESTRADO- vanessa.pdfArquivo principal8,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.