Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3024
Título: Maturidade em governança cooperativa: estudo nas cooperativas de crédito singulares de Rondônia
Autor(es): Almeida, Vanessa Fernanda Rios de
Palavras-chave: Cooperativas de Crédito
Governança Cooperativa
Maturidade
Data do documento: 2019
Citação: ALMEIDA, F. R. de. Maturidade em governança cooperativa: estudo nas cooperativas de crédito singulares de Rondônia. 139 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: Diferenciando-se das instituições financeiras tradicionais, as cooperativas de crédito possuem como uma de suas características o fato de que os clientes são também os proprietários, logo todos os membros da organização participam do sistema de governança. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Siccob) está presente em 98% dos municípios de Rondônia e possui atualmente mais de 125 mil cooperados no estado, assim para sua gestão é necessário que se tenha um sistema de governança eficiente para que todos os cooperados possam buscar informações para tomada de decisão. Contudo, a governança generalizada pode deixar de atender algumas peculiaridades das instituições financeiras cooperativas. Na busca do aprimoramento da supervisão das cooperativas de crédito, o Banco Central do Brasil (BACEN) realizou uma pesquisa entre os anos de 2006 e 2009, a partir da qual foi definido o conceito de governança cooperativa como o conjunto de controles e mecanismos que possibilitam aos cooperados definirem e assegurarem a execução dos objetivos da cooperativa, assim contribuindo para perenidade da cooperativa como também o fortalecimento dos princípios cooperativistas. Além disso, o Bacen em 2014 recomendou diretrizes para boas práticas de governança cooperativa, pautando-se em três dimensões: Representatividade; Estrutura, Conselho de Administração e Gestão; e Fiscalização. Sendo assim, o presente trabalho verificou o nível de maturidade de governança cooperativa nas cooperativas de crédito singulares com sede no estado de Rondônia filiadas à Cooperativa Central de Crédito da Região Norte do Brasil – Sicoob Norte, no que se refere à adoção das três diretrizes do Banco Central do Brasil. Para atingir esse objetivo, foi utilizada a abordagem de métodos mistos com a estratégia de estudo de caso ao sistema Sicoob do estado de Rondônia, por meio do método proposto por Ribeiro Filho (2016) de mensuração dos níveis de governança cooperativa agregados em um questionário. O instrumento de coleta de dados foi aplicado em todas as cooperativas singulares do sistema Sicoob de Rondônia. Foi constatado que as cooperativas, em média, adotam 17% das práticas de nível iniciado, 22% de nível expandido, 31% de nível institucionalizado, 37% de nível aprimorado e 34% de nível completo de maturidade em adesão as boas práticas de governança cooperativa. Constatou-se ainda que a Diretriz Representatividade apresenta os menores níveis de maturidade. Percebe-se, portanto que, ainda há um longo caminho a ser percorrido pelas cooperativas de crédito participantes de várias ações que necessitam serem implementadas para o alcance de níveis mais elevados de maturidade em adesão às boas práticas de governança cooperativa. Sugere-se como estudo futuro a replicação da metodologia em cooperativas de crédito singulares de outros sistemas financeiros cooperativos do estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Gleimiria Batista da Costa Matos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3024
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Vanessa rios.pdfArquivo Principal2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.