Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3052
Título: Poluentes orgânicos e inorgânicos nas águas subterrâneas da cidade de Porto Velho - RO
Autor(es): Ribeiro, Vivian Azevedo
Palavras-chave: BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno)
Contaminação - Combustíveis
contaminação - Nitrato
Água subterrânea
Cromatografia gasosa
Data do documento: 2019
Citação: RIBEIRO, V. A. Poluentes orgânicos e inorgânicos nas águas subterrâneas da cidade de Porto Velho - RO. 2019. 126f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: A água é essencial à vida e está presente no planeta desde a sua criação podendo ser encontrada na superfície ou abaixo no solo, na fração subterrânea. Em regiões como Porto Velho – RO, onde uma pequena parcela da população é abastecida com água tratada, a maior parte das residências utiliza fontes alternativas de abastecimento para suas casas consumindo o manancial subterrâneo. Atividades como transporte e armazenamento de combustíveis, uso de fossas, uso de fertilizantes e agrotóxicos, podem ser um risco para a contaminação das águas subterrâneas. Devido ao solo ser uma camada permeável e muitos elementos são de fácil mobilidade e diluição em água, podendo assim contaminar a porção subterrânea. Este trabalho pretendeu verificar o manancial subterrâneo das residências ao redor dos postos revendedores de combustíveis, quanto aos compostos orgânicos e inorgânicos que possam causar riscos à saúde da população. Todos os pontos onde foram coletadas as amostras eram muito próximos aos postos, no máximo 50m de distância, e em residências onde não havia rede de esgoto e água encanada. Logo, regiões muito propícias a contaminação da água subterrânea que é consumida no local. As coletas foram realizadas em 2 períodos sazonais (águas baixas e águas altas). As análises demonstraram concentrações de nitrato e amônio acima do permitido nos 2 períodos sazonais e foram detectadas presenças de BTEX somente no período de águas altas. Desta forma, pode-se dizer que grande parte das residências amostradas tem sofrido contaminações provenientes de esgoto doméstico. No entanto, para contaminação das águas subterrâneas por combustíveis, apesar da validação do método analítico, não foram encontradas concentrações detectáveis no período de águas baixas. Há necessidade urgente de implementação de rede de coleta e tratamento de esgoto, além de estabelecer um programa de monitoramento constante das águas subterrâneas da cidade de Porto Velho.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Wanderley Rodrigues Bastos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3052
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_0517517_Vivian_Azevedo_Dissertacao_2017_2019.pdfArquivo Principal3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.