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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3096
Título: | Berçário, que lugar é esse?: O significado compartilhado pelos pais e profissionais que atuam no berçário municipal de Ji-Paraná/RO |
Autor(es): | Leonardo, Letícia de Lima |
Palavras-chave: | Bebê Espaço de aprendizagem Formação docente |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | LEONARDO, Letícia de Lima. Berçário, que lugar é esse?: O significado compartilhado pelos pais e profissionais que atuam no berçário municipal de Ji-Paraná/R. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2020. |
Resumo: | A presente monografia tem como objetivo identificar o significado de berçário compartilhado entre os pais e equipe profissional que atua no berçário de JiParaná-RO. Observar o cotidiano de trabalho de um berçário, com a intenção de investigar como os prof essores significam o berçário ideal traçando uma comparação com o berçário atual. Para tanto, foi solicitado que os sujeitos desta pesquisa falassem sobre o berçário ideal e o berçário atual. A fundamentação teórica é pautada em Filho (2016), Vigotski (2007, 2010), Beltrame et.al (2011), Kramer (2005), Freyberger e Kishimoto (2012), Trindade (2007), Winnicott (1982), Bondiolli (2004) e Rodulfo (1990). O trabalho também foi fundamentado nos documentos legais que tratam sobre a temática, a saber: Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1999), Plano Nacional de Educação (2001), os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil (2006), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Base Nacional Comum Curricular (2015). Essa pesquisa é de abordagem Qualitativa e tem como metodologia a pesquisa-ação. Os sujeitos que colaboraram para a realização da pesquisa foram três auxiliares, uma professora, uma supervisora e doze pais. A pesquisa de campo foi realizada numa creche municipal de educação infantil da rede municipal de ensino. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foi a observação e a entrevista semiestruturada. Para participar da pesquisa os gestores, auxiliares, professora e os pais das crianças assinaram o termo de consentimento livre esclarecido. A análise das informações foi realizada segundo a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR & OZELLA, 2006). Como resultado, o estudo identificou dois núcleos de significação. O Núcleo 1. O berçário como espaço de cuidado do bebê; Núcleo 2. O berçário como espaço pedagógico. O primeiro núcleo teve uma forte representação para a equipe escolar, enquanto que o núcleo dois representa uma ideia que é mais mencionada pelos pais dos bebês. Portanto, tais resultados mostram a necessidade de investir em formação pedagógica para os profissionais que atuam no berçário, para que eles possam ressignificar o berçário enquanto lócus de atuação profissional do pedagogo e local privilegiado para a aprendizagem dos bebês. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profa. Dra. Naiara dos Santos Nienow. |
URI: | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3096 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
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