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dc.contributor.authorMello, Camila Buarque de Souza-
dc.date.accessioned2021-06-23T18:59:10Z-
dc.date.available2021-06-23T18:59:10Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMELLO, Camila Buarque de Souza. Impacto da eletrificação na frota de veículos governamentais em uma capital da Amazônia Ocidental - um estudo de caso. 2021. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3274-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Dr. Lucas Feksa Ramos.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas os veículos comuns a combustíveis fósseis foram responsáveis pelos transportes de cargas e pessoas, porém nos últimos anos, com as preocupações mundiais relacionadas principalmente ao meio ambiente e o impacto do alto consumo de petróleo, associado ao desenvolvimento tecnológico das baterias, os veículos elétricos passaram a ser de interesse do mercado. Ainda que os modelos atuais tenham autonomias consideradas suficientes para atender o condutor comum, veículos puramente elétricos ainda são vistos com desconfiança, ainda mais pelo fato de que, até o presente momento, há um déficit na quantidade de pontos de recargas próprios para automóveis elétricos. Como forma de vencer essas barreiras, houve o desenvolvimento dos modelos híbridos plug-in, que incluem em sua arquitetura um motor a combustão interna para auxiliar na propulsão do veículo, permitindo que o motorista tenha uma alternativa caso a bateria fique sem carga e o condutor não tenha a possibilidade de recarregar imediatamente. Acompanhando as tendências mundiais é possível observar a evolução recente e crescente da difusão dos veículos 100% elétricos, a inserção no Brasil é de extrema importância para o desenvolvimento ambiental, social, econômico e tecnológico alinhada ao desenvolvimento sustentável. E notável que a transformação inevitável no setor elétrico já está acontecendo no país, neste cenário a eletrificação total dos transportes está ganhando prioridade e com ela novas oportunidades de negócios. Afim de corroborar que a mobilidade elétrica é fortemente convergente com o paradigma da transição energética e com os compromissos de descarbonização a possibilidade de veículos elétricos impactarem positivamente, foi proposto um estudo de caso para se analisar a viabilidade econômica da substituição de veículos da frota oficial de uma capital da Amazônia Ocidental por eletrificados. As principais motivações foram os últimos números divulgados pelo estado de Rondônia, que mostram uma economia nas contas públicas, relacionada aos gastos fixos essenciais do Governo, causada pelo ano atípico da pandemia de Covid-19 em 2020. Todavia, apesar de serem considerados bons números, os valores ainda são altos, o que trouxe o questionamento do que poderia ser feito para repercutir de forma positiva nas contas públicas. Para isso, analisou-se os gastos, da prefeitura da cidade de Porto Velho – RO, nos últimos anos com combustível e manutenção dos automóveis oficiais em comparativo com os possíveis gastos com veículos elétricos presentes no mercado brasileiro atualmente. Como conclusão, apesar do valor ainda elevado para aquisição, os veículos elétricos possuem um baixo custo de manutenção e mesmo utilizando a energia elétrica, sua economia consegue compensar o alto preço inicial. Mesmo se empregarmos a energia com tarifa convencional, e levarmos em consideração os limites atuais de autonomia, a implementação de eletrificados como carros oficiais teriam impactos positivos nas contas públicas. Diante deste contexto apresentado, o trabalho apresenta um apontamento sobre posicionar adequadamente políticas públicas para frotas governamentais, com impacto financeiro muito relevante e positivo, uma vez que a economia gerada pode ser utilizada para outras áreas públicas mais carecidas que não seja o transporte.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectFrota especialpt_BR
dc.subjectPorto Velhopt_BR
dc.titleImpacto da eletrificação na frota de veículos governamentais em uma capital da Amazônia Ocidental - um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica (Monografias)

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