Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3441
Título: A importância do Código de Ética do contador: uma releitura do caso Enron à luz do novo CEPC.
Autor(es): Santos, Reinan Pereira dos
Palavras-chave: Código
Ética
Profissional contábil
Data do documento: 8-Out-2021
Citação: SANTOS, Reinan Pereira dos. A importância da ética profissional e empresarial: uma releitura do caso Enron. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2021.
Resumo: O presente trabalho investiga a importância da ética do profissional contábil, sobretudo levando em conta o novo Código de Ética do Profissional Contábil (CEPC). Este tem como principal objetivo “reger e fixar a forma de se conduzir os contabilistas profissionais quanto ao exercício de sua função, quanto aos seus colegas e quanto a sua classe contábil”. A ética profissional, assim, é entendida como um conjunto de parâmetros que guiam atitudes corretas e honestas em uma profissão ou empresa. Em se tratando do contador, alguns dos deveres são: exercer seu trabalho com honra, ser honesto com seu colega de classe e com seus clientes, ter total capacidade técnica para o exercício da função, guardar sigilo do que sabe, exceto quando exigido por lei ou por autoridade competente, ter solidariedade com sua classe e cumprir exigências do CRC. A partir disso, analisou-se o caso da empresa americana ENRON, fazendo relação dos fatos ocorridos com o Novo Código de Ética do Contador. A ética na Contabilidade diz respeito aos elementos que orientam a conduta dos profissionais e instituições da área, com o objetivo de atender às expectativas de comportamento correto. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica e estudo de caso. A adoção desses métodos para a pesquisa objetivou compreender as questões que envolvem o entendimento de como o profissional contábil deve cumprir o código de ética da entidade à qual está ligado a fim de prevenir casos de falta de ética como o caso de fraudes contábeis da empresa ENRON.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profª. Dra. Daiane Martins Rocha
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3441
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Reinan Pereira.pdf569,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador