Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3512
Título: Disfunção na carreira de gestor de políticas públicas no estado do Acre: uma análise situacional à luz da Teoria Gerencial
Autor(es): Sousa, Eriton Holanda de
Palavras-chave: Gerencialismo
Gestor de políticas públicas
Desvio de função
Data do documento: 2016
Citação: SOUSA, Eriton Holanda de. Disfunção na carreira de gestor de políticas públicas no estado do Acre: uma análise situacional à luz da Teoria Gerencial. 2016. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: O trabalho é uma pesquisa que propõe uma análise acerca do fenômeno do desvio de função no âmbito da carreira de Gestor de Políticas Públicas, pertencente ao quadro efetivo do governo do Estado do Acre. Como objetivos específicos buscou verificar possíveis fatores que colaboram para que ocorra o desvio de função; compreender a relação entre o desvio de função e a motivação dos ocupantes da carreira; analisar os aspectos legais que estão relacionados ao tema em estudo. Trata-se de uma pesquisa de campo com amostra não probabilística, descritiva, cuja abordagem metodológica foi qualitativa-quantitativa, com aplicação de instrumentos de pesquisa, os quais foram: aplicação de um questionário junto a um grupo de servidores deste cargo lotados em secretarias do Estado; realização de entrevista semiestruturada com os chefes de setores de recursos humanos de cinco secretarias estratégicas do Estado e observação in loco, de caráter não participativo em três secretarias com maior número de gestores de políticas públicas. Foi aplicado um questionário com perguntas em formato Likert aos profissionais da carreira em estudo. Os resultados obtidos apontaram a falta proatividade do próprio servidor; baixo nível motivacional dos servidores; o desconhecimento da carreira por parte do setor de recursos humanos das secretarias e a persistência de práticas clientelistas na forma de ocupação de cargos públicos no Estado do Acre, como fatores relacionados aos casos de desvio de função na carreira em tela. Também detectou o descumprimento de preceitos à legislação federal e estadual. Como estratégias de superação do problema, sugeriu-se implantação da Gestão Estratégica de Pessoas nos setores de recursos humanos; formação de um núcleo gestor para fins de suporte ao desenvolvimento da carreira; inserção do profissional em gestão pública no núcleo estratégico das secretarias; aplicação de instrumentos de mensuração de produtividade com pagamento de gratificação de atividade de gestão; ações de sensibilização dos atores administrativos envolvidos, com o intuito de aprofundar o conhecimento e reflexão acerca da importância das carreiras de gestão.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profa. Dra. Marlene Valério dos Santos Arenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3512
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.