Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3616
Título: Introdução de conceitos de física no ensino fundamental através de simulações
Autor(es): Paião, Mateus Batista
Palavras-chave: Ensino fundamental
Ensino de física
Simulações virtuais
Data do documento: 2021
Citação: PAIÃO, Mateus Batista. Introdução de conceitos de física no ensino fundamental através de simulações. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no decorrer da pandemia da Covid -19, como uma forma alternativa do ensino de Física de forma remota, podendo também ser aproveitado em aulas presencias, quando for possível. O trabalho é baseado na Base Nacional Comum Curricular, BNCC, onde foram escolhidas 12 habilidades referentes ao ensino fundamental que continham conteúdos de Física de forma direta ou indireta. Posteriormente buscou-se simulações disponíveis de forma gratuita que fossem capazes de atender os conceitos físicos envolvidos nas habilidades escolhidas da BNCC. Durante a pesquisa encontrou -se sites e aplicativos que atenderam completamente e parcialmente as 12 escolhas feitas. Para algumas dessas situações foram encontradas mais de uma opção de simulação. Dentre os simuladores encontrados, o Phet foi o mais utilizado e satisfatório para as atender os requisitos esperados. Observou-se também que ainda não possui simuladores para alguns conceitos físicos descritos nas exigências da BNCC, e o simulador da Habilidade EF09CI01 além de atender todos os conceitos físicos exigidos por ela, possui conteúdos mais aprofundados de Física.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Licenciado em Física, sob orientação da Prof. M.a Vanessa Delfino Kegler e coorientação do Prof. Dr. Marco Polo Moreno de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3616
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mateus_Batista_Paião.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.