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dc.contributor.authorRosa, Adenisia Ferreira da Rocha-
dc.date.accessioned2022-04-19T19:38:28Z-
dc.date.available2022-04-19T19:38:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROSA, A. F. R. Racismo no ambiente escolar: os prejuízos de crianças negras. 2022. 33 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3622-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Rodrigo Pedro Casteleirapt_BR
dc.description.abstractO racismo é um dano procedente, que atua na sociedade, quanto nas instituições de ensino. O lócus deste trabalho visa objetivar e discutir o racismo no ambiente escolar: os prejuízos na aprendizagem de crianças negras. No qual trago as influências e provocações para o surgimento da lei n° 10.639, de 2003, a qual trata sobre uma educação em vistas de minimizar o racismo. Esta pesquisa tem como problema: como o racismo pode se manifestar no ambiente escolar. Portanto, este trabalho aborda questões coerentes a esse dano formativo que o aluno negro sofre pela exclusão social. Tendo como objetivo geral: investigar teoricamente se crianças negras são vítimas de preconceitos raciais no âmbito educacional. E específicos: definir o que é racismo e discutir a origem e aplicabilidade da lei n° 10639/03; analisar como o racismo acontece no ambiente escolar; verificar se o preconceito racial prejudica, ou não, a aprendizagem das crianças negras. Para conceituar essa pesquisa contamos com autores de uma perspectiva crítica como Bell Hooks (2013), Felipe e Teruya (2018), Munanga (2005), Oliveira (2008), Pereira (2008), Silva (2012), Tenório e Gasparin (2018). A metodologia da pesquisa é baseada no método de análise crítica com abordagem qualitativa Carspecken (2011), Godoy (1995), Pérez (2012) e Vilela (2003), escolhidos para compor teoricamente a pesquisa. A partir das análises, considero que, para combater o racismo não é fácil, porém, é possível diminui-lo de forma significativa adotando medidas centrais ao problema de racismo nas escolas como elaboração de projetos políticos pedagógicos eficazes no combate da discriminação racial nestes locais de estudos.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLeipt_BR
dc.titleRacismo no ambiente escolar: os prejuízos de crianças negraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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