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Título: Nas trilhas da escrita de nós: percursos formativos e profissionais dos monitores de matemática das Escolas Famílias Agrícola de Rondônia: memórias e histórias de vida que se entrelaçam
Autor(es): Rodrighero, Daiane Ferreira da Silva
Palavras-chave: História de vida
Pedagogia da Alternância
Pesquisa narrativa (auto)biográfica
Data do documento: 2022
Citação: RODRIGHERO, Daiane Ferreira da Silva. Nas trilhas da escrita de nós: percursos formativos e profissionais dos monitores de matemática das Escolas Famílias Agrícola de Rondônia: memórias e histórias de vida que se entrelaçam. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2022.
Resumo: A Pedagogia da Alternância é uma proposta de ensino voltada para os povos do meio rural. Designada de um modelo educativo distinto do tradicional, tendo suas raízes nas perspectivas dos movimentos de alternância francês e italiano. Em sistema de alternância, alterna diferentes tempos e espaços no processo formativo dos estudantes. Sendo assim, preconiza que os educadores que atuam nessa realidade, denominados no movimento das Escolas Família Agrícola (EFAs) de monitores, possuam um perfil também diferenciado, pois exige deles dedicação integral e ensino interdisciplinar. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral investigar os percursos formativos e profissionais dos monitores de Matemática das Escolas Família Agrícola (EFAs) de Rondônia, apoiando-se teoricamente em Nóvoa (1995, 1992, 2002); Candau (1996); Fiorentini (2006); Gatti (2010); Huberman (1995); Leite et al. (2018); Marcelo Garcia (1999); Papi e Martins (2010); Mizukami (2002); Begnami (2003, 2006); Caliari (2002); Gimonet (1999, 2007); Nosella (2012); Saviani (2012). Os colaboradores desta pesquisa foram seis monitores de Matemática e a pesquisadora, estes atuantes em cinco EFAs existentes no estado de Rondônia. Este estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio do método (auto)biográfico, pautado pela narrativa (auto)biográfica (NÓVOA; FINGER, 2014; FERRAROTTI, 2014; CLANDININ; CONNELLY, 1990, 2000; MACENA; PAIVA, 2020; MOURA; NACARATO, 2019; NACARATO; MOREIRA; CUSTÓDIO, 2019; NACARATO; PASSEGGI, 2013; entre outros). Teve como objeto de investigação o percurso formativo e profissional dos monitores de Matemática das EFAs, problematizado no seguinte questionamento: Quais percursos formativos e profissionais trilharam os monitores de Matemática das Escolas Família Agrícola (EFAs) de Rondônia para serem ou terem se tornado os profissionais que são hoje? Para produção de dados empregou-se a entrevista narrativa (auto)biográfica e questionário. As entrevistas foram gravadas de forma audiovisual, transcritas, textualizadas e enviadas posteriormente aos colaboradores para a leitura e avaliação. Após, os dados foram transformados em um texto polifônico, onde os dados das entrevistas foram transformados em diálogos promovendo a interação da pesquisadora com os participantes, numa tentativa de contar histórias, experiências pessoais e profissionais, que se entrelaçam a partir das narrativas dos participantes. Ao narrarem e falarem de si, foi possível conhecer as trilhas que foram percorridas pelos monitores de Matemática das EFAs, apesar que, de modo individual, observou-se muitas aproximações em seus percursos. As narrativas explicitaram as dificuldades para concluírem a Educação Básica e a licenciatura, a falta de suporte em sua formação inicial para futuramente serem monitores em EFAs, o investimento na formação continuada e os desafios perpassados para permanecerem como monitores nas EFAs. Os monitores de matemática das EFAs, ao desvelarem a sua história de vida com foco no percurso formativo e profissional, trouxeram ainda vestígios do seu passado, possibilitaram refletir sobre o presente e se projetarem para o futuro.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da UniversidadeFederal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Candido de Gouveia Neto e Coorientação do Prof. Dr. José de Arimatéia Dias Valadão.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3653
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