Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Izabel de Brito Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T13:37:55Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01T13:37:55Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Izabel de Brito Silva. A história de nós dois e um rio - uma história da gente: narradores e ilustrações em a História das Crianças que Plantaram um Rio. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL). Universidade Federal de Rondônia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3735 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Estudos Literários. Orientadora: Prof.ª Drª Iza Reis Gomes. | pt_BR |
dc.description.abstract | A obra A história das crianças que plantaram um rio, de Daniel da Rocha Leite é constituída em uma relação de texto verbal e ilustrações e se revela ao leitor por meio do narrador. Considerando que na tessitura da narrativa as demais categorias ganham destaque por meio deste ente e que as ilustrações presentes nas páginas do livro se organizam em colaboração com a narrativa verbal, esse trabalho objetiva investigar, como esse elemento, o narrador, é construído na narrativa em colaboração com as ilustrações. E o narrador não está sozinho em sua narrativa, há outros narradores que contribuem para a tessitura e para a realização da história de maneira envolvente possibilitando aos leitores uma ida e vinda às ações apresentadas. Para possibilitar a realização desse estudo intitulado A história de nós dois e um rio – uma história da gente: narradores e ilustrações em A história das crianças que plantaram um rio, enveredamos metodologicamente pela pesquisa analítica bibliográfica. Contribuirão para a análise dos narradores os teóricos Benjamim (1994), Friedman (2002), Chiappini (2002), Humphrey (1976), Leme (1981), Rosenfeld (1969) e Wood (2008). Para uma análise literária focando em teorias e conceitos na área da Literatura infantojuvenil, utilizaremos Cademartori (2010), Coelho (2000), Cunha (2009), Khêdo (1986), Pailo e Oliveira (2000), Perrotti (1986), Andruetto (2012) e Jesualdo Sosa (1985). Na perspectiva da ilustração, recorremos à Linden (2018), Nikolajeva e Scott (2011) e Oliveira (2008). Loureiro (2015) e Bachelard (1997) contribuirão com as análises sobre o imaginário e o devaneio, e somados a esses, utilizaremos ainda: Cândido (1994), Reuter (2007) e Todorov (2009) na perspectiva da narrativa. Identificamos narrativas encaixadas que nos levam ao passado por meio de um narrador contador de histórias e que estimula o leitor a construir reflexões sobre o espaço, o tempo e a relação do narrador adulto com a história, além de nossa narradora avó e nosso rio personificado. Notamos que os narradores são constituídos por vários outros elementos que agregam à sua importância na narrativa. E tudo isso é costurado entre a linguagem verbal e a linguagem visual. As ilustrações surgem na narrativa como um elemento colaborador, além de proporcionar aos leitores identificar construções de independência e dependência com a palavra, contribui com a construção dos narradores, na medida que interfere na narrativa com outros elementos, como a capa, o título, as guardas e as próprias ilustrações que, junto com o texto verbal, nos fazem visualizar os narradores numa linguagem dinâmica e interativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-07-01T13:36:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2964373 bytes, checksum: e620ef98f1064ce6145c0a4baa0e9b6e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2022-07-01T13:37:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2964373 bytes, checksum: e620ef98f1064ce6145c0a4baa0e9b6e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-01T13:37:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação.pdf: 2964373 bytes, checksum: e620ef98f1064ce6145c0a4baa0e9b6e (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Narrador | pt_BR |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Texto visual | pt_BR |
dc.title | A história de nós dois e um rio - uma história da gente: narradores e ilustrações em a História das Crianças que Plantaram um Rio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.