Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAbreu, Elisane Regina de Souza Silva-
dc.date.accessioned2022-07-29T17:48:38Z-
dc.date.available2022-07-29T17:48:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationABREU, Elisane Regina de Souza Silva. História da educação em Ouro Preto do Oeste/RO: memórias de professoras e egressos entre 1970 e 1980. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3791-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais – DCHS, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do professor Doutor Paulo Sérgio Dutra.pt_BR
dc.description.abstractSob o título História da Educação em Ouro Preto do Oeste/RO: Memórias de professoras e egressos entre 1970 e 1980, o presente estudo tem como principal objetivo compreender a história da educação da cidade de Ouro Preto do Oeste, com base nos relatos de professoras que atuaram nas décadas de 70 e 80. Tal objetivo foi construído a partir da seguinte questão problema: Qual a importância de conhecer a história dos professores que trabalharam na educação do município de Ouro Preto do Oeste no período da colonização? Buscando uma resposta ao problema apresentado, este estudo foi elaborado tendo como metodologia uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, bem como um estudo campo com registros em caderno de campo, e por meio de entrevista estruturada e semiestruturada. A escolha do tema se justifica em virtude de sua relevância, pois o ato de relatar a história dos professores pioneiros tem um papel importante na história da educação de Ouro Preto do Oeste, uma vez que é preciso conhecer e registrar a história que estava guardada ou até esquecida. A partir deste foi possível concluir que a caminhada percorrida pelos sujeitos deste estudo, contribuem na construção de um olhar sobre a trajetória, o empenho, e da luta a favor da educação em Rondônia. Ressalta-se que este estudo abre caminho para o entendimento sobre o princípio da escola local, cabendo a realização de outras pesquisas para aprofundarem o olhar sobre a escola local, os/as professores/professoras/ e aluno/alunas, enfim sobre a educação e suas transformações, transpondo barreiras e reinventando-se.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-07-29T17:41:51Z No. of bitstreams: 1 TCC_Elisane_Abreu.pdf: 2366917 bytes, checksum: 59b3f949317cfff7c31ba116e35a206a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-07-29T17:47:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Elisane_Abreu.pdf: 2366917 bytes, checksum: 59b3f949317cfff7c31ba116e35a206a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-07-29T17:48:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Elisane_Abreu.pdf: 2366917 bytes, checksum: 59b3f949317cfff7c31ba116e35a206a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-29T17:48:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Elisane_Abreu.pdf: 2366917 bytes, checksum: 59b3f949317cfff7c31ba116e35a206a (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectOuro Preto do Oestept_BR
dc.subjectRondôniapt_BR
dc.subjectProfessores/aspt_BR
dc.titleHistória da educação em Ouro Preto do Oeste/RO: memórias de professoras e egressos entre 1970 e 1980pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Elisane_Abreu.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.