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dc.contributor.authorQueiroz, Raquel Oliveira de.-
dc.date.accessioned2022-09-02T22:41:19Z-
dc.date.available2022-09-02T22:41:19Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Raquel Oliveira de. Análise de custo volume e lucro na produção de sorvetes. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3843-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Professora Dra. Liliane Maria Nery Andradept_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi com uma microempresa produtora de sorvetes situada no distrito de Migrantinópolis no Município de Novo Horizonte do Oeste – RO, que está enquadrada como Microempreendedor Individual. O objetivo do estudo foi conhecer as necessidades informacionais dos microempresários sobre as ferramentas gerenciais e foi realizado em três etapas. A primeira etapa visou conhecer as necessidades informacionais dos empreendedores, na segunda foi aplicada a metodologia de análise Custo/Volume/Lucro (CVL) e na terceira os dados obtidos na segunda etapa foram apresentados aos mesmos com vistas a identificar se a ferramenta foi útil e se atendeu às suas necessidades informacionais por meio de um ‘teste de utilidade/usabilidade’. Foram utilizados conceitos gerenciais e de controle como Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio Contábil, Financeiro e Econômico para Analise Custo/Volume/Lucro (CVL). Essas ferramentas possibilitam o conhecimento sobre os custos, lucros e metas a serem estabelecidas, cruciais para o planejamento e estratégia da empresa. Com a pesquisa foi possível saber que a moreninha é o produto de maior rentabilidade e que mais contribui para a empresa, porém o produto mais vendido é o iogurte, a empresa vendeu 4332 (quatro mil trezentas e trinta e duas unidades) acima do necessário para o Ponto de Equilíbrio, faturou 183% (cento e oitenta e três por cento) a mais que o Ponto de Equilíbrio Financeiro e que precisará aumentar as vendas em 12% (doze por cento) para alcançar o Ponto de Equilíbrio Econômico e conhecer o quanto a ferramenta é importante para a gestão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eduardo Taveiros dos Santos Júnior (eduardo.taveiros@unir.br) on 2022-09-02T22:40:47Z No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Conclusao_de_Curso___Raquel_Oliveira_de_Queiroz.pdf: 878131 bytes, checksum: 31e1a31ba10357b842a59ed4eec2b0ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eduardo Taveiros dos Santos Júnior (eduardo.taveiros@unir.br) on 2022-09-02T22:41:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Conclusao_de_Curso___Raquel_Oliveira_de_Queiroz.pdf: 878131 bytes, checksum: 31e1a31ba10357b842a59ed4eec2b0ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-02T22:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho_de_Conclusao_de_Curso___Raquel_Oliveira_de_Queiroz.pdf: 878131 bytes, checksum: 31e1a31ba10357b842a59ed4eec2b0ca (MD5) Previous issue date: 2022-08-09en
dc.subjectCusteio variávelpt_BR
dc.subjectCusto/volume/lucropt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectContabilidade Gerencialpt_BR
dc.titleAnálise de custo volume e lucro na produção de sorvetes.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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