Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3905
Título: Projeto de REDD+ e sua eficácia na contenção do desmatamento - estudo de caso projeto carbono Resex Rio Preto- Jacundá/RO
Autor(es): Silva, Bárbara Elis Nascimento
Palavras-chave: Desmatamento evitado
Máxima verossimilhança
Projetos de REDD+
Data do documento: 2020
Citação: Silva, Bárbara Elis Nascimento. Projeto de REDD+ e sua eficácia na contenção do desmatamento - estudo de caso projeto carbono resex Rio Preto- Jacundá/RO. 2020, 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.
Resumo: A pesquisa procura identificar a eficácia dos Projetos de REDD+ na contenção do desmatamento tendo como estudo de caso a RESEX Rio Preto-Jacundá. Os desmatamentos e as queimadas na Amazônia são os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa no Brasil. No estado de Rondônia, 12% do desmatamento está ocorrendo no interior de Unidades de Conservação (BRASIL, 2018b). A hipótese defendida por essa pesquisa é que a partir da implantação do projeto de REDD+ na RESEX Rio Preto-Jacundá, houve uma redução ou uma contenção nas taxas de desmatamento. Para investigar a eficácia desse projeto foi estabelecida uma construção metodológica calculando e analisando taxas de desmatamento dentro da RESEX e em toda a área de abrangência do projeto. Foi feita análise multitemporal entre os anos de 2013 a 2019 com intervalo de dois em dois anos. Para analisar a mudança do uso do solo utilizamos o método Máxima Verossimilhança (MAXVER) e comparamos com os dados do PRODES e com os dados calculados no Documento de Concepção de Projeto. Nos limites da RESEX Rio Preto-Jacundá ano de 2013, 2,88 % da área foi classificada com área antropizada, no decorrer dos anos a região noroeste e central foram as regiões mais afetadas. As outras RESEXs analisadas na região de referência, apenas a RESEX Angelim foi a mais atingida em relação as taxas de desmatamentos. A RESEX Rio Preto-Jacundá apresenta uma grande pressão em relação ao desmatamento, mesmo controlando algumas frentes de desmatamento, de 2017 a 2019 as taxas calculadas estão acima das taxas projetadas no Documento de Concepção de Projeto, mostrando que o projeto não foi efetivo nesse período.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3905
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf9,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.